Pesquisar este blog

Lei sobre direito autoral (9610/98)
Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Por que as testemunhas de jeová não aceitam transfusão de sangue?

são comuns os casos de testemunhas de jeová 

“as pessoas que vivem segundo à vontade de Deus não aceitam transfusões de sangue, mesmo que outros insistam que isso lhes salvaria a vida.” (Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna, p.129, 1995). “Portanto os verdadeiros cristãos não aceitam transfusões de sangue” (O Que Deus Requer de Nós? p25, 1996)

Elas rejeitam todas as transfusões de sangue total ou dos quatro componentes primários do sangue- glóbulos vermelhos, plasma, glóbulos brancos  plaquetas. Quanto ás várias frações derivadas desses quatro componentes, e produtos que contenham tais frações, a Bíblia não faz nenhum comentário.”(Revista Despertai p,11.agosto de 2006)

Atualmente  permitem o uso de componentes sangüíneos como: 

  • albumina,
  •  imunoglobulinas, 
  •  preparados para hemofílicos.
  Atualmente Proíbem:
  • a estocagem (mesmo que seja de seu próprio sangue) 
  •  uso de outros componentes sangüíneos como: plaquetas, plasma, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos (Como indicado no livro “Como pode o sangue salvar a sua vida?” pg. 27, STVBT, 1990).
 Contradição: para  obtenção de preparados hemofílicos, imunoglobulinas e albumina, é necessário grandes quantidades de sangue armazenado; e a quantidade de glóbulos brancos (leucócitos) no leite materno é muito superior à no sangue. 

No passado proibiam: 
  • o uso de frações sangüíneas, The Watchtower [A Sentinela] 15/09/1963, p. 559  “Quer seja total ou em frações, o nosso próprio ou o de outra pessoa, transfundido ou injetado, é errado.” A Sentinela 01/12/61 - pág. 736  "Se no futuro, ele persiste em aceitar transfusões de sangue... ele precisa ser cortado dela [da congregação] por ser desassociado."
A Sentinela de 15/03/1962, pág. 174 diz: "É errado suster a vida mediante infusões de sangue, plasma, glóbulos vermelhos ou várias frações de sangue? Sim! ... Quer seja sangue integral quer fração de sangue, ... Quer seja administrado por transfusão quer por injeção, a lei divina se aplica".

O site oficial informa: (VEJA EM VERMELHO uma resposta)

"Por que as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusão de sangue?

Isso é mais uma questão religiosa do que médica. Tanto o Velho como o Novo Testamento claramente nos ordenam a nos abster de sangue. (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29) Além disso, para Deus, o sangue representa a vida. (Levítico 17:14) Então, nós evitamos tomar sangue por qualquer via não só em obediência a Deus, mas também por respeito a ele como Dador da vida.
A resposta da Bíblia
A Bíblia nos proíbe de tomar sangue por qualquer via. Assim, não devemos aceitar sangue total ou seus componentes primários, quer como alimento, quer numa transfusão. Veja os textos a seguir:
  • Gênesis 9:4Embora tivesse permitido que Noé e sua família passassem a se alimentar de carne animal após o Dilúvio, Deus os proibiu de comer o sangue. Ele disse a Noé: “Somente a carne com a sua alma — seu sangue — não deveis comer.” Desde então, isso se aplica a todos os humanos, porque todos são descendentes de Noé.
  • Levítico 17:14Não deveis comer o sangue de qualquer tipo de carne, porque a alma de todo tipo de carne é seu sangue. Quem o comer será decepado da vida.” Para Deus, a alma, ou vida, está no sangue e pertence a Ele. Embora essa lei tenha sido dada apenas à nação de Israel, ela mostra a importância que Deus dava a não comer sangue.
  • Atos 15:20Abstenham-se do sangue.’ Deus deu aos cristãos a mesma proibição que deu a Noé. A História mostra que os primeiros cristãos não consumiam sangue, nem mesmo para fins medicinais.

Por que Deus nos manda nos abster do sangue?

Há bons motivos médicos para evitarmos transfusões de sangue. No entanto, o mais importante é que Deus nos manda nos abster do sangue porque ele representa a vida, que é algo sagrado para Deus. — Levítico 17:11; Colossenses 1:20."
Resposta:
1- Não trasnfundir em casos extremos É EUTANÁSIA PASSIVA
o CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA- REVISTA BIOÉTICA, VOLUME 16 Nº 1-2008:

"Na eutanásia passiva, OMITEM-SE OU SUSPENDEM-SE ARBITRARIAMENTE CONDUTAS QUE AINDA ERAM INDICADAS E PROPORCIONAIS, QUE PODERIAM BENEFICIAR O PACIENTE" P.63

"QUALQUER CONDUTA DE OMISSÃO E SUSPENSÃO DE SUPORTE ARTFICIAL, MESMO ÚTIL..." P.64

"A EUTANÁSIA PASSIVA CONSISTE NA SUSPENSÃO OU OMISSÃO DELIBERADA DE MEDIDAS QUE SERIAM INDICADAS NAQUELE CASO..."P.67 

observem que O ENSINO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE A PROIBIÇÃO DE TRANSFUSÃO PODE FAZER COM QUE O PACIENTE CHEGUE A ÓBITO PELA OMISSÃO DA CONDUTA QUE ERA INDICADA E PROPORCIONAL.

UM MÉDICO TJ PORTANTO QUE AO DECIDIR NEGAR A TRANSFUSÃO DE SANGUE AO SEU PACIENTE, SE ESSA MEDIDA FOR INDICADA E PROPORCIONAL RESPONDE POR EUTANÁSIA!!!
Assim se não houver alternativas no momento, a omissão constitui eutanásia passiva!!!
2-As Testemunhas de Jeová proíbem a prática de transfusão de sangue baseados em Gn 9:4; Lv 7:26-27; At 15:20,28-29; Lv 17:10; Dt 12:15-16. 
  • Todas estas passagens referem-se à dietas alimentares, sobre a proibição de se ingerir sangue. 
  • Quando alimentamos, tal alimento é digerido- o que não ocorre na transfusão, pois o sangue permanece com suas características no organismo, circulando e desempenhando sua função, o mesmo ocorre com transplante de órgãos. 
  • Os próprios judeus não proíbem a transfusão e não há nenhuma base bíblica que proíba a transfusão de sangue.

As TJ argumentam que: "Se um médico dissesse para nos abstermos de bebidas alcoolicas, dificilmente tomaríamos a liberdade de injetá-la na veia" (Revista Despertai p. 11, agosto de 2006).
  • Vejam que este argumento é uma falácia, primeiro porque está inserido dentro do contexto de dieta alimentar, ingestão de alimentos, passando pelo tubo digestivo e sofrendo transformação,o que não acontece numa transfusão!
  •  Pois como a mesma revista diz citando o diretor do seviço de transfusão de sangue de Edimburgo: “se lembrem de que a transfusão é um transplante e, por isso, não é uma decisão trivial” (Idem p. 6)
  • Ainda que fosse mandamento bíblico Jesus ensinou que em ocasiões de risco de vida deve-se fazer de tudo para salvá-la Mc 2:25-26.
  • Existem casos extremos onde a única solução para se salvar uma vida humana depende da transfusão de sangue, pois pode acontecer de não haver substitutos sangüíneos, nestes casos as Testemunhas de Jeová preferem praticar o homicídio passivo (eutanásia passiva), não permitindo a prática da transfusão. 
  • No passado a ATVBT (Associação Torre de Vigia de Bíblia e Tratados) proibia transplantes, veja a seguir: A revista Sentinela [Watchtower] de 15/11/67 p. 702, disse: Quando existe um órgão doente ou defeituoso, a maneira normal em que a saúde é restaurada é tomando nutrientes. O corpo usa o alimento para reparar ou curar o órgão, substituindo gradualmente as células. Quando homens de ciência concluem que este processo normal já não funciona e sugerem remover o órgão e substituí-lo diretamente com um órgão de outro humano, isto é simplesmente um atalho. Aqueles que se submetem a tais operações estão assim vivendo da carne de outro humano. Isso é canibalístico. Contudo, ao permitir que o homem comesse carne animal, Jeová Deus não deu permissão aos humanos para tentarem prolongar as suas vidas por tomarem canibalisticamente nos seus corpos carne humana, seja mastigada seja na forma de órgãos inteiros ou partes do corpo tiradas de outros.”  Depois em The Watchtower [A Sentinela], 15 de Março de 1980, p. 31 declarou que embora alguns pensem ser canibalismo, de fato não é, a decisão de receber transplante ou não, é de cada TJ.
  • A ATVBT proibia também a vacinação: “Usem os vossos direitos como cidadãos Americanos para abolir para sempre a prática diabólica das vacinações. (Golden Age [A Idade de Ouro], 12/10/1921, p. 17)  “A vacinação é uma violação direta do pacto eterno que Deus fez com Noé depois do dilúvio.”  (Golden Age [A Idade de Ouro], 04/02/1931, p. 293). Posteriormente mudou de idéia.
Para saber noticias sobre o assunto: