Pesquisar este blog

Lei sobre direito autoral (9610/98)
Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Dia das mães- origem - Testemunhas de Jeová

A literatura das Testemunhas de Jeová diz:

Por que as Testemunhas de Jeová não comemoram o dia das mães?

Mas, o que dizer do Dia das Mães? ‘Certamente não tem raízes no antigo paganismo’, alguém talvez diga. ‘Não ordena a Bíblia que os filhos “honrem seu pai e sua mãe”?’ Sim, a Bíblia deveras ordena que os filhos honrem, obedeçam e respeitem a seus pais. (Efé. 6:1, 2)

  • Mas, em parte alguma advogam a comemoração de um especial ‘Dia das Mães’.
  •  Sobre a origem de tal observância, a Encyclopœdia Britannica (edição de 1959), declara:
“Uma festa derivada do costume da adoração da mãe na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias feitas a Cibele ou Réa, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos Idos de Março por toda a Ásia Menor.”

A respeito da adoção do Dia das Mães nos EUA, o Times de Nova Iorque, de 10 de maio de 1953, anunciou:
“Apesar da popularidade de Cibele, . . . e das ocasiões esporádicas em honra das mães durante a Idade Média, não foi senão em 1914 que a correta combinação do sentimentalismo da promoção idealística e do duro senso comercial impeliu o Congresso dos Estados Unidos a designar o segundo domingo de maio como o Dia das Mães.”; g74 8/8 27-9

Resposta:
1- Em parte alguma a bíblia manda celebrar aniversário de casamento, e as testemunhas de Jeová assim o fazem!! Será que Deus encara mal honrar as mães com um dia especial?
Que dizer de aniversários de casamento? Em alguns países é comum o marido e a esposa observarem o aniversário de quando contraíram matrimônio, um arranjo originado por Deus. (Gênesis 2:18-24; Mateus 19:4-6) A Bíblia certamente não encara mal o casamento. Jesus tanto esteve presente numa festa de casamento como contribuiu para o prazer da ocasião. — João 2:1-11.
De modo que não é de estranhar que um casal, no aniversário do seu casamento, tome tempo para refletir sobre a alegria deste acontecimento e sobre a sua determinação de se empenhar pelo êxito como casados. Quer enfoquem esta ocasião feliz em particular, apenas como casal, quer tenham consigo alguns parentes ou amigos íntimos, cabe a eles decidir. A ocasião não deve ser apenas uma desculpa para uma grande reunião social. Nesta ocasião, os cristãos devem deixar-se guiar pelos princípios que se aplicam todos os dias na sua vida. Portanto, observar ou não um aniversário de casamento é um assunto particular. — Romanos 13:13, 14.
(A Sentinela 15/10/1998)



2- As testemunhas de Jeová tem vários costumes que tem origem no paganismo http://testemunhasdejeovarefutadas.blogspot.com.br/2013/06/costumes-pagaos-das-testemunhas-de-jeova.html

3- A Enciclopédia Britânica na verdade não diz que o dia das mães tem origem pagã. Diz apenas que existiam homenagens a deusas mães como Cibele e Réa:
“Uma festa derivada do costume da adoração da mãe na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias feitas a Cibele ou Réa, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos Idos de Março por toda a Ásia Menor.” Encyclopœdia Britannica,edição de 1959
4- A própria citação do New York Times acima mostra que o dia das mães é criação do séc. 20:
“Apesar da popularidade de Cibele, . . . e das ocasiões esporádicas em honra das mães durante a Idade Média, não foi senão em 1914 que a correta combinação do sentimentalismo da promoção idealística e do duro senso comercial impeliu o Congresso dos Estados Unidos a designar o segundo domingo de maio como o Dia das Mães.”

5- A Encyclopédia Britânica on line (acesso em 22/05/2015) diz que a honra às mães era feita  na quaresma, mas não era um dia das mães como é hoje. O dia das mães na verdade é uma invenção do séc. 19 e 20:
Dia das Mães, feriado em honra de mães que é comemorado nos países em todo o mundo. Na sua forma moderna, o dia originou nos Estados Unidos, onde se observa no segundo domingo de maio. Muitos outros países também comemoram o feriado nesta data, enquanto alguns marcar a observância em outras épocas do ano. Durante a Idade Média o costume desenvolvido de permitir que aqueles que tinham se mudado para visitar suas paróquias de origem e  suas mães no domingo Laetare , o quarto domingo da Quaresma. Isto tornou-se Mothering Sunday na Grã-Bretanha, onde continuou até os tempos modernos, embora em grande parte foi substituída por o Dia das Mães.
Anna Jarvis da Filadélfia, cuja mãe havia organizado grupos de mulheres para promover a amizade e saúde, originou Dia das Mães; em 12 de maio de 1907, ela realizou um serviço memorial na igreja de sua falecida mãe em Grafton, West Virginia. Dentro de cinco anos praticamente todos os estados estava observando o dia, e, em 1914, o presidente Woodrow Wilson tornou um feriado nacional. Embora Jarvis tinha promovido o uso de um cravo branco como um tributo a uma das mães, o costume desenvolvido de usar um cravo vermelho ou rosa para representar a mãe viva ou um cravo branco para uma mãe que já era falecida. Ao longo do tempo o dia foi expandido para incluir outros, como avós e tias, que desempenharam papéis de mãe. O que tinha sido originalmente principalmente um dia de honra tornou-se associado com o envio de cartas ea doação de presentes, no entanto, e, em protesto contra a sua comercialização, Jarvis passou os últimos anos de sua vida tentando abolir o feriado que ela tinha trazido à existência .Festivais que honram mães e deusas-mães datam de tempos antigos. Os frígios realizavam um festival de Cibele, a Grande Mãe dos Deuses, como fizeram os gregos para a deusa Rhea. Da mesma forma, os romanos adaptaram a prática de seu próprio panteão. Alguns países continuaram a observar antigos festivais; por exemplo, Durga-puja, honrando a deusa Durga, continua a ser um importante festival na Índia
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/394035/Mothers-Day

As raízes  do atual  Dia das Mães americano dedata po volta do século 19. Nos anos antes da Guerra Civil, Anna Reeves Jarvis de West Virginia ajudou a iniciar "Mães"o Dia de Trabalho Clubes para ensinar as mulheres locais como cuidar adequadamente de seus filhos. Estes clubes mais tarde tornaram-se uma força unificadora em uma região do país ainda dividido sobre a Guerra Civil. Em 1868, Jarvis organizou "Amistoso Dia das mães, em que as mães se reuniram com a Antiga União e soldados confederados para promover a reconciliação.
Outro precursor para o Dia das Mães veio da abolicionista e sufragista Julia Ward Howe. Em 1870, Howe escreveu o "Dia Proclamação da Mãe, uma chamada à ação que pediu para mães unem na promoção da paz mundial. Em 1873, Howe  fez uma campanha por um" Dia da Paz das Mães a ser celebrado todo 02 de junho.
Outros pioneiros Dia das Mães precoce incluem Juliet Calhoun Blakely, uma ativista de temperança que inspirou um Dia da Proclamação das Mães em Albion, Michigan, em 1870. A dupla Mary Towles Sasseen e Frank Hering,   trabalharam para organizar um Dia das Mães no final dos anos 19 e início do século 20. Alguns têm mesmo chamado Hering "o pai do Dia das Mães.
Finalmente, o Congresso, por uma resolução conjunta aprovada 08 de maio de 1914, designou o segundo domingo de maio de cada ano como "Dia das Mães e solicitou ao presidente para pedir sua observância apropriada. ...
By Gilkeson, Shirley M.The Charleston Gazette (Charleston, WV) , May 6, 2015    https://www.questia.com/article/1P2-37924684/mother-s-day-s-origins-run-deep-in-w-va-and-across
Conclusão:
Todas as alegações das Testemunhas de Jeová são falsas ou incoerentes!!

2 comentários:

  1. Não tem nenhuma parte que mande comemorar qualquer data, assim como não há qualquer parte que diga que a comemoração é pecaminosa, essas distorções da verdadeira Palavra que afastam cada vez mais o homem de Deus... Pq um foi degolado no aniversário ninguém mais pode comemora aniversário, acho que não deveríamos ter casas feitas de pedras também já que inúmeros cristãos foram apedrejados...

    ResponderExcluir
  2. Excelente Exposição !
    Muito bem fundamentada em todos os meandros argumentativos da Teologia

    ResponderExcluir