As Testemunhas de Jeova, ou melhor, a cúpula dominante, diz sobre hades:
"Em todos os casos, com exceção de dois, em que a palavra Hades é usada nas Escrituras Gregas Cristãs, ela se relaciona com a morte, quer no próprio versículo, quer no contexto imediato; os outros dois casos são considerados no próximo parágrafo. Hades não se refere a um único sepulcro (gr.: tá·fos), nem a um único túmulo (gr.: mné·ma), nem a um único túmulo memorial (gr.: mne·meí·on), mas à sepultura comum da humanidade, onde os mortos e enterrados não são vistos. (Estudo Perspicaz das Escrituras vol 2, p. 277)
Resposta:
1-o termo hades tem origem no deus grego hades, deus do mundo dos mortos
2- passou a se referir ao mundo invisível onde iam as almas dos mortos. Uns iam a um paraíso e outros a um lugar de "tormento"
veja abaixo:
Para Símias, salvo erro meu, o objeto de sua dúvida e dos seus temores é o de que a alma, sendo algo de mais belo e mais divino do que o corpo, venha a corromper-se antes dele, pois pensa que aquela
nada mais é do que uma espécie de harmonia.Quanto a Cebes, concede, por seu
lado, que a alma dure mais do que o corpo, mas, segundo pensa, é bem difícil saber
se a alma, depois de haver gasto muitos corpos sucessivamente, não se dissolve ao
sair do último, e se a morte não consiste justamente nisto, na destruição da alma,
pois que o corpo, esse, está continuamente destruindo-se. Não é isto, Símias e
Cebes, o que devemos examinar? Ambos declararam que sim.
*42 A opinião vulgar dos gregos é que a alma sem corpo passa a ter uma vida sem consciência no Hades. É interessante que Homero no limiar da Ilíada diga mais ou menos a mesma coisa: a ira de Aquiles enviou muitas almas de heróis para o Hades, mas quanto a "eles mesmos" (isto é, seus corpos), entregou-os aos cães e às aves para comerem. (N. do T.)
— Portanto, meu caro Cebes, a alma é antes de tudo uma coisa imortal e
indestrutível, e nossas almas de fato hão de persistir no Hades!
foi a um bem reduzido número que os deuses concederam esta honra de
fazer do Hades subir novamente sua alma, ao passo que a dela eles fizeram subir,
admirados do seu gesto; é assim que até os deuses honram ao máximo o zelo e a
virtude no amor
Fédon
E isso, de tal modo que ele me dava a impressão, ele que devia
encaminhar-se para as regiões do Hades, de para lá se dirigir auxiliado por um
concurso divino, e de ir encontrar no além, uma vez chegado, uma felicidade tal
como ninguém jamais conheceu
Todo aquele que atinja o Hades como profano e sem ter sido iniciado terá como lugar de destinação
o Lodaçal, enquanto aquele que houver sido purificado e iniciado morará,-uma vez
lá chegado, com os Deuses.
"Ora, examinemos a questão por este lado: é, em suma, no Hades que estão
as almas dos defuntos, ou não? Pois, conforme diz uma antiga tradição nossa
conhecida, lá se encontram as almas dos que se foram daqui, e elas novamente,
insisto, para cá voltam e renascem dos mortos. E se assim é, se dos mortos nascem
os vivos, que podemos admitir senão que nossas almas devem mesmo estar lá? Sem
dúvida, não poderia haver novo nascimento para almas que já não tivessem
existência, e para provar esta existência bastaria tornar manifesto que os vivos não
nascem senão dos morto
Quer dizer, então, que nossas almas existem no Hades19.
— Parece mui verossímil.
19 Hades. Para Platão este nome tem aqui a significação de Invisível, o país do Invisível, o reino das sombras. (N. do T.)
— Mas então a alma, aquilo que é invisível e que se dirige para um outro
lugar, um lugar que lhe é semelhante, lugar nobre, lugar puro, lugar invisível, o
verdadeiro país de Hades, para chamá-lo por seu verdadeiro nome*30, perto do Deus
bom e sábio, lá para onde minha alma deverá encaminhar-se dentro em breve, se
Deus quiser; então há de ser essa alma, digo, cujos caracteres e constituição natural
*30 Alusão à filosofia contemporânea de Platão: os gregos derivavam a palavra ιδης (Hades) de α e ιδης encontraram nesta palavra a significação de invisível, explicando simplesmente que Hades, como rei dos mortos, mora com as almas destes debaixo da terra, e é por isso
invisível aos homens e aos outros deuses. Mas Platão modifica a acepção: Hades é o "invisível verdadeiro", isto é, a substância invariável, eterna e imperceptível aos sentidos, mas captável pelo espírito, que depois da morte se aparta dos obstáculos da matéria (corpo) e vê diretamente o Hades, isto é, o ser eterno. (N. do T.)
— Portanto, meu caro Cebes, a alma é antes de tudo uma coisa imortal e
indestrutível, e nossas almas de fato hão de persistir no Hades!
Apologia de Sócrates (Coleção Os Pensadores)
Se, em chegando ao Hades, livre dessas pessoas que se intitulam juízes, a gente
vai encontrar os verdadeiros juízes que, segundo consta, lá distribuem a justiça,
Minos12, Radamanto, Éaco, Triptólemo e outros semideuses que foram justiceiros em ida, não valeria a pena a viagem? Quanto não daria qualquer de vós para estar na
companhia de Orfeu13, Museu, Hesíodo e Homero? Por mim, estou pronto a morrer
muitas vezes, se isso é verdade; eu de modo especial acharia lá um entretenimento
maravilhoso, quando encontrasse Palamedes14, Ájax de Telamão e outros dos antigos,
que tenham morrido por uma sentença iníqua; não me seria desagradável comparar
com os deles os meus sofrimentos e, o que é mais, passar o tempo examinando e
interrogando os de lá como aos de cá, a ver quem deles é sábio e quem, não o sendo,
cuida que é. Quanto não se daria, senhores juízes, para sujeitar a exame aquele que
comandou a imensa expedição contra Tróia, ou Ulisses, ou Sísifo —milhares de outros
se poderiam nomear, homens e mulheres, com quem seria uma felicidade indizível
estar junto, conversando com eles, sujeitando-os a exame! Os de lá absolutamente não...
*13 Orfeu e Museu são autores lendários dos hinos e cânticos dos ritos dos Mistérios. (N. do T.)
*14 Palamedes e Âjax são figuras lendárias; o primeiro teria morrido apedrejado, vitima duma calúnia, no acampamento dos gregos em Tróia;o segundo, herói duma tragédia de Sófocles, além de o ser da Filada, suicidou-se por ter sido fraudado na herança das armas de Aquiles, que deviam caber ao mais valoroso dos guerreiros. (N. do T.)
Conclusões:
Os gregos acreditavam em aniquilação da alma e imortalidade da alma
Os gregos acreditavam também em reencarnação.
Assim o argumento que diz que a imortalidade da alma é errada pois é um conceito grego é falsa, pois a doutrina da aniquilação também é um conceito grego!!!
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