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Lei sobre direito autoral (9610/98)
Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

sábado, 6 de abril de 2013

Seitas dissidentes das Testemunhas de Jeová


Seitas Dissidentes das Testemunhas de Jeová

  1. Cismas e Separações
  2. Filhas da Torre
  3. Movimento Missionário da Casa do Leigo (1918 -- Presente)
  4. Associação dos Estudantes da Bíblia da Epifania (1955 -- Presente)
  5. Movimento Missionário da Casa Laodicense (1957 -- 1990)
  6. Instituto Bíblico Pastoral (1918 -- Presente)
  7. Vigias da Manhã (1937 -- 1957)
  8. Associação dos Estudantes da Bíblia da Aurora (1932 -- Presente)
  9. A Associação Cristã do Milénio (1928 -- Presente)
  10. Associação dos Estudantes da Bíblia Intransigentes (1918 -- ?)
  11. Sociedade da Voz de Elias (1923 -- ?)
  12. Os Servos de Yah (1925 -- ?)
  13. União da Associação da Bíblia (1917 -- Presente)
  14. Nova Associação de Jerusalém (1922 -- 1992)
  15. Publicações dos Velhos Caminhos (1925 -- 1961)
  16. Igreja do Portão da Floresta (Década de 1920 -- 1979)
  17. Companhia de Publicação dos Estudantes da Bíblia (1914 -- 1924)
  18. Associação Goshen (1951 -- Presente)
  19. Instituto de Piramidologia (Década de 1920 -- Presente)
  20. Sociedade do Anjo de Jeová de Bíblias e Tratados (1917 -- Presente)
  21. Instituto Bíblico Bereano (1917 -- Presente)
  22. Associação do Novo Pacto (1909 -- 1944)
  23. Instituto Cristão da Verdade
  24. Os Crentes no Novo Pacto (1909 -- Presente)
  25. Estudantes da Bíblia Associados (1917 -- Presente)
  26. Associação Francesa de Estudantes da Bíblia Livres
  27. Associação Alemã de Estudantes da Bíblia
  28. Associação de Estudantes da Bíblia Gregos
  29. Estudantes Internacionais da Bíblia da Índia
  30. Associação Polaca dos Estudantes da Bíblia
  31. Conclusão

Cismas e Separações

Logo em 1917 muitos Estudantes da Bíblia estavam a retirar o seu apoio à Sociedade e passaram a funcionar independentemente. Os quatro directores [que foram demitidos dos seus cargos por Rutherford] formaram um instituto para continuar o trabalho do Pastor Russell, independentemente da Sociedade. Outros formaram empresas [sociedades] particulares. Alguns Estudantes da Bíblia seguiram a liderança do seu ancião ou instrutor favorito. Ainda outros, cansados de sociedades e organizações, decidiram ficar independentes de todos os outros.
À medida que os anos foram passando, cada vez mais Estudantes da Bíblia, vendo a mudança de direcção e atitude no interior da Sociedade, saíram de lá e foi assim que começou o êxodo. Em 1930 cerca de 75% dos Estudantes da Bíblia originais tinham saído da Sociedade. Neste tempo, todos os escritos de Russell foram rejeitados e substituídos pelos de Rutherford, que contradiziam os de Russell. Em 1929, a nova Sociedade já tinha feito mais de 100 mudanças doutrinais. A Sociedade já não se parecia nada com o que fora iniciado por Russell e pelos seus associados iniciais. A Sociedade tinha assumido um novo aspecto e uma nova atitude. Já não era uma casa editora para a disseminação de literatura bíblica. Agora era a Organização Teocrática de Deus. Discordar com ela era equivalente a traição contra o próprio Deus.
Em 1931, Rutherford decidiu fazer uma distinção entre os Estudantes da Bíblia independentes e os Estudantes da Bíblia que eram leais a ele. Rutherford mudou o nome dos que lhe eram leais para "Testemunhas de Jeová". E foi assim, deste ano em diante, que nasceram as Testemunhas de Jeová. A Sociedade tornara-se naquilo que abominava na cristandade. Eles tornaram-se numa pequena Babilónia. Assim, muitos Estudantes da Bíblia que ainda permaneciam no interior da Sociedade ouviram a admoestação "Saí dela, meu povo!" e saíram.
Desde esse tempo até à actualidade, a Torre de Vigia descreve membros da comunidade dos Estudantes da Bíblia desse tempo como "tendo vestimentas impuras", diz que eles estavam "contaminados por apostasia", "eram culpados de práticas erradas", "mostravam características que eram semelhantes ao joio", "manifestavam temor do homem" e "venderam-se devido a práticas erradas". Actualmente, embora muitos dos originais Estudantes da Bíblia tenham deixado esta terra, os seus descendentes continuam a obra. Filhos e netos que nasceram décadas depois dos acontecimentos de 1917, e até mesmo recém chegados, não recebem da Sociedade qualquer misericórdia. São considerados iníquos e apóstatas, e as Testemunhas de Jeová são instruídas a não ter nada que ver com eles. A Sociedade foi ao ponto extremo de declarar que os Estudantes da Bíblia já não existem, que morreram todos e não sobrou nenhum.

Filhas da Torre

Depois da morte do Pastor Charles Taze Russell, era claro que o trabalho que ele iniciara tinha de ser continuado. Mas quem o faria e como? Era óbvio que a Sociedade abandonara o pensamento de levar a cabo os desejos de Russell conforme foram expressos na sua Última Vontade e Testamento. Os quatro directores demitidos, tendo falhado em garantir a sua posição no corpo de directores, e outros Estudantes da Bíblia proeminentes como indivíduos, congregações e casas editoras, decidiram fazer eles mesmos o trabalho.
Existiam muitas opiniões sobre as obras de C. T. Russell. Alguns grupos e indivíduos sentiam que se devia aderir de perto aos ensinos do Pastor Russell; enquanto outros achavam que ele estava errado em algumas das suas doutrinas. Outros ensinaram que sabiam o tempo em que a Igreja estaria completa. Ainda outros acreditavam que a Igreja não tinha qualquer trabalho especial ou mensagem de "colheita" para realizar naquele tempo. Alguns Estudantes da Bíblia no passado sentiram que receberam revelações directas de Deus ou de Cristo. Estas crenças geralmente davam origem a literatura expondo as suas opiniões ou revelações.
Como os Estudantes da Bíblia não têm uma "lista de membros", é difícil dizer quantos são. O número total de Estudantes da Bíblia fora da Sociedade Torre de Vigia provavelmente não chega aos 10.000. Metade deles estão fora dos Estados Unidos da América.
Estes vários grupos que se separaram da Torre de Vigia entre 1917 e 1931 são muito difíceis de classificar. Alguns, como os da Dawn Bible Students Association [Associação de Estudantes da Bíblia da Aurora] e os do Pastoral Bible Institute [Instituto Bíblico Pastoral], em contraste com alguns ramos dissidentes, têm um senso geral de coesão de grupo. Quase todos se consideram a si próprios como Estudantes da Bíblia independentes e, embora adiram às suas particularidades doutrinais, não deixam esta aderência interferir com a associação mútua e a troca de oradores e literatura entre si.
Estes vários movimentos estão geralmente organizados à volta de um periódico, uma personalidade, ou ambos. Os periódicos servem como meio de comunicação e coesão de grupo e são frequentemente o órgão polémico central. A maioria dos grupos publica livros, um número elevado de brochuras, panfletos, vídeos e cassetes áudio.
A maior parte da literatura não contém o nome do autor nem o nome da casa editora, excepto se tiver sido publicado por algum dos grupos principais (i.e., Aurora, P.B.I. ou Laymen). Existem várias razões que explicam porque os Estudantes da Bíblia tendem a escrever sob o anonimato. Muitos acham que os escritos devem ser julgados com base no seu próprio mérito, além do facto de o nome de C. T. Russell muitas vezes não aparecer em nenhum lado nos seus próprios trabalhos. Também permite que as publicações circulem livremente de um grupo para outro sem conter referência ao grupo ou autor.

Laymen's Home Missionary Movement
Movimento Missionário da Casa do Leigo
(1918 -- Presente)

Em 15 de Agosto de 1918, alguns dos ex-membros do corpo de directores, junto com o peregrino Paul S. L. Johnson, publicaram The Bible Standard and Herald of Christ's Kingdom [O Padrão da Bíblia e Arauto do Reino de Cristo]. Posteriormente o empreendimento foi-se abaixo e Johnson fundou aquele que hoje é o The Laymen's Home Missionary Movement [Movimento Missionário da Casa do Leigo] (um dos nomes não registados como empresa usado por Russell e pela IBSA inicialmente) que publicaria independentemente de todos os Estudantes da Bíblia, introduzindo novos pontos de vista e doutrinas. Em Dezembro de 1918 ele publicou The Present Truth and Herald of the Christ's Kingdom [A Verdade Actual e Arauto do Reino de Cristo] e em 1920 publicou The Herald of the Epiphany [O Arauto da Epifania] (mais tarde o nome foi mudado para The Bible Standard and Herald of Christ's Epiphany [O Padrão da Bíblia e Arauto da Epifania de Cristo].) Johnson ensinou que como Russell fora o Mensageiro da Parousia durante a parousia do Senhor, ele [Johnson] devia ser o Mensageiro da Epifania, durante a Epifania do Senhor. Johnson era um escritor prolífico; ele escreveu o conjunto de 15 volumes intitulados Ephiphany Studies in the Scriptures[Estudos das Escrituras da Epifania], sendo dois volumes adicionados depois da sua morte em 1950. (O L.H.M.M. continua a publicar os seus jornais e publicações).

Epiphany Bible Students Association
Associação dos Estudantes da Bíblia da Epifania
(1955 -- Presente)

Como acontece muitas vezes, depois da morte de um líder carismático ocorrem vários cismas. Foi isto o que aconteceu com o Movimento Missionário da Casa do Leigo. Depois da morte de Paul Johnson em Outubro de 1950, Raymond Jolly tomou as rédeas e assim que o fez, ocorreram desentendimentos entre ele e John Hoefle, de Mount Dora, Florida, um peregrino do Movimento. Hoefle, que deixou a Sociedade em 1928 e se juntou a Johnson, foi posteriormente desassociado do Movimento Missionário da Casa do Leigo em 1956. Ele começou a publicar um periódico com o título Ephipany Bible Students Association [Associação dos Estudantes da Bíblia da Epifania]. John Hoefle morreu na década de 1980 mas a sua esposa, Emily Hoefle, ainda é viva e continua o trabalho da Epifania.

Laodicean Home Missionary Movement
Movimento Missionário da Casa Laodicense
(1957 -- 1990)

John Krewson, outro peregrino do L.H.M.M. que, tal como John Hoefle, foi desassociado desse movimento em 1955, começou o Laodicean Home Missionary Movement [Movimento Missionário da Casa Laodicense]. Ele argumentava que, como Russell fora o "Mensageiro da Parousia" e Johnson era o "Mensageiro da Epifania", ele próprio, Krewson, devia ser o "Mensageiro do Apocalipse", pois estava-se a viver então na fase do apocalipse da presença do Senhor, segundo ele acreditava. Ele publicou o conjunto de três volumes intitulado Apokalypsis Studies in the Scriptures [Estudos das Escrituras do Apocalipse] e um jornal mensal, The Present Truth of the Apokalypsis [A Verdade Actual do Apocalipse]. A maior parte da sua literatura era principalmente dirigida para o L.H.M.M. e para a E.B.S.S. e não para outros Estudantes da Bíblia. Krewson morreu na década de 1970, o trabalho continuou até 1990 e depois acabou.

Pastoral Bible Institute
Instituto Bíblico Pastoral
(1918 -- Presente)

Os problemas de 1917 na IBSA (International Bible Students Association [Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia]) resultaram na expulsão, entre outros, dos quatro membros do corpo de directores: R. H. Hirsh, I. F. Hoskins, A. I. Ritchie e J. D. Wright. Parte deste cisma foi causado por uma luta pelo poder e parte por oposição ao Volume VII dos Studies in the Scriptures: The Finished Mystery [Estudos das Escrituras: O Mistério Consumado], que supostamente era o trabalho póstumo de C. T. Russell, mas que na realidade fora escrito por Clayton J. Woodworth e George Fisher. O sétimo volume expunha várias ideias teológicas novas que muitos consideravam contrárias às escrituras; foi assim que se desenvolveu a oposição a esse livro. Este grupo opôs-se à tentativa de Rutherford de controlar a Sociedade até às eleições decisivas na convenção de 1918.
Depois da vitória conclusiva de Rutherford, vários irmãos proeminentes retiraram o seu apoio à Sociedade. A primeira Convenção dos Estudantes da Bíblia que foi realizada independentemente da Sociedade Torre de Vigia teve lugar em 26-29 de Julho de 1918 em Asbury Park, New Jersey. Alguns meses depois duzentas ou trezentas pessoas compareceram a uma segunda convenção, em Providence, Rhode Island, em Novembro de 1918. Foi nesta reunião que o Pastoral Bible Institute [Instituto Bíblico Pastoral] foi formado com o objectivo de continuar o trabalho de Russell independentemente da Sociedade. Em 1918 foi estabelecido o periódico The Herald of Christ's Kingdom [O Arauto do Reino de Cristo], editado por R. H. Streeter até à sua morte em Dezembro de 1924. Hoje o Instituto ainda continua, publicando o seu jornal e também folhetos e tratados. Além disso, ainda disponibiliza os Studies in the Scriptures [Estudos das Escrituras] da autoria de C. T. Russell, e outros escritos.

Watchers of the Morning
Vigias da Manhã
(1937 -- 1957)

Na década de 1930, influenciados pelos escritos de E. C. Henninges e de M. L. McPhail (dois peregrinos proeminentes que deixaram a Sociedade em 1909, devido a desacordos doutrinais com C. T. Russell), alguns membros proeminentes do P.B.I. começaram a negar a Presença de Cristo e outras doutrinas importantes defendidas pela Associação dos Estudantes da Bíblia. Isto provocou ainda outro cisma e dentro do corpo de directores, em 1937, Isaac Hoskins e outros retiraram o seu apoio e começaram a publicar The Watchers of the Morning [Os Vigias da Manhã]. Este jornal foi publicado até Junho de 1957.

The Dawn Bible Students Association
Associação dos Estudantes da Bíblia da Aurora
(1932 -- Presente)

Em 1931 a maior parte dos grupos de Estudantes da Bíblia estavam a desaparecer ou a funcionar como classes ou indivíduos independentes. Então veio Norman Woodworth, que criou o programa de radio da Sociedade e saiu em 1928 para formar o seu próprio programa de radio com a ajuda da Eclésia dos Estudantes da Bíblia de Brooklyn. Eles publicaram um pequeno jornal, The Bible Students Radio Echoes [Os Ecos de Rádio dos Estudantes da Bíblia] com destaques do seu programa de rádio, que mais tarde se passou a chamar Frank and Earnest Radio Broadcast [Transmissão de Rádio Franca e Fervorosa]. Em 1931 foi eleito um corpo de directores. Em 1932 o "Ecos de Rádio" tornou-se noThe Dawn and Herald of Christ Presence [Aurora e Arauto da Presença de Cristo], um jornal quinzenal. Esta publicação conseguiu juntar novamente os Estudantes da Bíblia independentes e durante as décadas de 1930, 1940 e 1950 a associação "Aurora" cresceu em consequência de um afluxo de Testemunhas de Jeová, cansadas das mudanças doutrinais da Torre de Vigia. Eles voltaram a publicar osStudies in the Scriptures [Estudos das Escrituras], inúmeros livros, folhetos e tratados. Hoje eles continuam o seu ministério, produzindo cassetes de áudio e vídeo, o jornal "Aurora" e outra literatura para os Estudantes da Bíblia em geral. Os seus programas de televisão e rádio são vistos por todo o território dos E.U.A., Canadá, Europa, América do Sul, etc.

The Christian Millennial Fellowship
A Associação Cristã do Milénio
(1928 -- Presente)

Esta Associação era originalmente composta pela Italian Bible Students Association [Associação Italiana dos Estudantes da Bíblia], eMillennial Bible Students Church [Igreja dos Estudantes da Bíblia do Milénio], de Hartford, Pequena Itália, em Nova Iorque. Este grupo está actualmente associado com um dos primeiros ramos dissidentes da Sociedade Torre de Vigia. Eles retiraram o seu apoio à Sociedade Torre de Vigia em 1928 e em 1940 lançaram o jornal New Creation -- a Herald of Christ's Kingdom [Nova Criação -- um Arauto do Reino de Cristo]. Contudo, alguns anos mais tarde, Gaetano Boccaccio começou a ser influenciado pelos escritos de E. C. Henninges e M. L. McPhail, dois peregrinos que deixaram a Sociedade em 1909, devido a alguns desacordos doutrinais. A Associação Cristã do Milénio mais tarde rejeitou a maior parte dos escritos de Russell, considerando-os errados, e converteu-se ao grupo "New Covenant Bible Students" ["Estudantes da Bíblia do Novo Pacto"]. Gaetano Boccaccio foi o líder da Associação Cristã do Milénio desde o início, tendo estado com a Sociedade desde 1917, ele morreu em 1996. Durante mais de 50 anos ele conduziu este grupo de Hartford, Connecticut. Actualmente o grupo é internacional, foi mudado para New Jersey e é chefiado por Elmer Weeks.

The Standfast Bible Students Association
Associação dos Estudantes da Bíblia Intransigentes
(1918 -- ?)

Os "intransigentes" são chamados desta forma devido à sua determinação de "se manterem intransigentes no que diz respeito aos princípios de guerra que o nosso amado Pastor Russell anunciou". Charles E. Heard de Vancouver e muitos outros acharam que a recomendação que J. F. Rutherford fez em 1918, para comprarem acções [ou obrigações] de guerra, era "covardia" e constituía uma perpetuação sacrílega do trabalho de colheita. Eles acharam que a Sociedade renegou a sua posição anterior no que diz respeito às Acções de Liberdade e ao serviço não-combatente. Os Intransigentes acharam que um cristão não devia apoiar de nenhuma forma os militares, comprando Acções de Liberdade, nem se devia envolver em serviço não-combatente. Em resposta a estas preocupações, a Stand Fast Bible Students Association [Associação dos Estudantes da Bíblia Intransigentes] foi organizada em 1 de Dezembro de 1918 em Portland, Oregon. Publicou Old Corn Gems e organizou convenções por todo o território dos Estados Unidos. Depois de uma convenção em 25-27 de Julho de 1919 em Seattle, ocorreram muitas divisões, a maior parte delas não-doutrinais. Curiosamente, os Intransigentes aceitaram o Volume VII [dos "Estudos das Escrituras"] -- sendo esta uma das principais razões para as divisões entre eles e os outros Estudantes da Bíblia. Em 1919 ocorreu nova divisão, desta vez entre os próprios Intransigentes, devido ao Volume VII. A princípio eles tiveram muito sucesso, especialmente atraindo aderentes que não aceitavam o que viam como sendo um comprometimento [ou envolvimento] da Sociedade Torre de Vigia na guerra.
Eles acreditavam que tudo o que a Sociedade Torre de Vigia ensinara até à Páscoa de 1918 estava correcto, mas depois dessa data tinha começado a separação entre Elias e Eliseu e os Intransigentes eram a classe de Elias que se manteve intransigente em defesa dos ensinos do Pastor Russell. É claro que todos os grupos dissidentes, pelo menos inicialmente, alegavam estar a seguir os desejos de Russell e, por essa razão, diziam ser os verdadeiros seguidores de Russell, mas os Intransigentes diziam seguir apenas os ensinos de Russell, i.e., eles não diziam ser os mensageiros legítimos da Organização de Deus, como fizeram alguns dos outros grupos. O Instituto Bíblico Pastoral, por exemplo, passou a acreditar que a Sociedade Torre de Vigia apostatou da verdade e que apenas o Instituto Bíblico Pastoral ensinava a verdade primitiva. Em contraste, os Intransigentes pensavam que líderes e organizações eram relativamente pouco importantes. Eles estavam organizados simplesmente para ajudar outros a aprender os ensinos de Russell. A sua organização pouco rígida era provavelmente uma das principais razões porque foram um dos primeiros grupos a desintegrar-se.
Um aspecto interessante da sua história foi o movimento em direcção ao oeste, quando os Intransigentes foram encorajados a mudarem-se para o oeste dos E.U.A. porque o arrebatamento ocorreria em 1920 e unicamente nos Estados do oeste. Assim, se uma pessoa não vivesse no Estado certo, ele ou ela não seriam abrangidos pelo arrebatamento. Em 1923, E. C. Heard e Isaac Edwards lideraram um movimento de cerca de 300 Intransigentes que, segundo disse Paul S. L. Johnson, "degenerou no comunismo".
Em 1923 Edwards e Heard organizaram a Star Construction Company em Victoria B.C. Temendo a época de tribulação, em 1924 Edwards conduziu 300 seguidores para Stookie e para o Gordon River para viverem uma existência [com os bens] em comum. Quando o empreendimento fracassou em 1927, foi fechado por Alec McCarter e Oscar Kuenzi. Dos 1.200 aderentes que existiam em 1919 no noroeste e perto de Wisconsin, este Movimento do Sétimo Volume desvaneceu-se para a não existência e actualmente não tem organização.

The Elijah Voice Society
Sociedade da Voz de Elias
(1923 -- ?)

Em 1923, John A. Herdersen, C. D. McCray e cerca de 300 pessoas dos Estudantes da Bíblia Intransigentes organizaram a Elijah Voice Society [Sociedade da Voz de Elias], para efectuar um ambicioso reajuntamento e trabalho de testemunho. Durante vários anos eles publicaram o Elijah Voice Monthly [Mensário da Voz de Elias] e numerosos tratados. Este grupo tornou-se no mais proeminente entre os vários que aceitaram o Volume VII dos Estudos das Escrituras.
Eles pensavam que tinham sido "chamados para esmagar Babilónia", tal como os Intransigentes, mas eram ainda mais radicais -- a tal ponto que se recusavam a saudar a bandeira e a comprar acções de guerra ou a contribuir para a Cruz Vermelha, muito antes de as Testemunhas de Jeová adoptarem posições similares. Também este grupo mais tarde se desvaneceu e deixou de existir.

The Servants of Yah
Os Servos de Yah
(1925 -- ?)

Este é provavelmente o mais estranho de todos os grupos de Estudantes da Bíblia. Com sede em Brooklyn, Nova Iorque, e liderados por C. H. Zook, eles acreditavam que o nome de Satanás era Jeová, de modo que as Testemunhas de Jeová eram na realidade Testemunhas de Satanás. Eles são Universalistas que negam o Armagedom, o Dilúvio, o baptismo com água, o resgate, a restituição, etc. Eles tinham filiais em Levittown, Nova Iorque e Viena de Áustria. As doutrinas deles eram muito semelhantes às das Testemunhas de Jeová; com a diferença que os 144.000 estavam destinados a descobrir o significado oculto das escrituras e a entrar no céu. O significado é oculto, em parte, porque eles acreditavam que o texto da nossa Bíblia foi alterado. Eles vêem a Bíblia primariamente como profecia, referindo-se a maior parte dela ao século XX. Eles acreditam que todas as pessoas que já viveram viverão para sempre numa terra paradísica, excepto os 144.000, que viverão no céu. Este grupo também se desvaneceu e já não existe.

Bible Fellowship Union
União da Associação da Bíblia
(1917 -- Presente)

Este grupo foi formado pelo Corpo de Directores [da Sociedade Torre de Vigia] de Inglaterra. Eles retiraram o seu apoio à Sociedade e assumiram o controlo do "Tabernáculo de Londres". Começaram a publicar um jornal em 1924, The Bible Students Monthly [O Mensário dos Estudantes da Bíblia]. Alguns anos mais tarde o nome foi alterado para The Bible Study Monthly [O Mensário do Estudo da Bíblia], para não haver confusões com a nova Torre de Vigia, que antes já tinha publicado um jornal com esse nome. Hoje o movimento é liderado por A. O. Hudson (um dos poucos Estudantes da Bíblia ainda vivos que conheceu pessoalmente o Pastor Russell). Ele foi o director geral até há poucos anos atrás, quando decidiu retirar-se parcialmente. Ele tem quase 100 anos. Nunca descobriríamos que este é um grupo de Estudantes da Bíblia, pois a literatura deles nunca menciona C. T. Russell, nem oferece os livros dele. Eles produzem os seus próprios folhetos, tratados, etc.

New Jerusalem Fellowship
Nova Associação de Jerusalém
(1922 -- 1992)

Os acontecimentos de 1917 nos Estados Unidos não chegaram prontamente ao conhecimento de alguns Estudantes da Bíblia que viviam em outros países. Assim, muitos Estudantes da Bíblia não sabiam o que se estava a passar nos E.U.A. e demorou algum tempo até que se apercebessem disso e saíssem da Sociedade. Em 1922 foi formada a New Jerusalem Fellowship [Nova Associação de Jerusalém]. Esta associação deixou de existir em 1992. Eles produziam um jornal mensal e numerosos livros e tratados.

Old Paths Publications
Publicações dos Velhos Caminhos
(1925 -- 1961)

William Crawford era um membro original do Corpo de Directores [da Sociedade Torre de Vigia] de Inglaterra e era um firme Estudante da Bíblia. Ele causou a primeira divisão entre o Corpo de Directores de Inglaterra, fundou as Old Paths Publications [Publicações dos Velhos Caminhos] e produziu o jornal mensal Old Paths [Velhos Caminhos]. Foram produzidos inúmeros folhetos, livros e tratados.

Forest Gate Church
Igreja do Portão da Floresta
(Década de 1920 -- 1979)

Por ocasião da divisão de 1917, este era o segundo maior grupo de Estudantes da Bíblia na Inglaterra. F. G. Guard, sogro de William Crawford, levou a classe a separar-se da Sociedade. Contudo, isto só ocorreu em 1939, data em que começaram a publicar o seu próprio jornal, The Forest Gate Church Bible Monthly [Mensário Bíblico da Igreja do Portão da Floresta], junto com folhetos e tratados. Este grupo deixou de existir em 1979.

Bible Student Publishing Co.
Companhia de Publicação dos Estudantes da Bíblia
(1914 -- 1924)

Este grupo dissidente surgiu em 1914. Embora não fossem Estudantes da Bíblia, eles publicaram um jornal trimestral intitulado The Bible Student [O Estudante da Bíblia], que era crítico tanto em relação a Russell como em relação a Rutherford, e alguns representantes da IBSA juntaram-se a este grupo depois da divisão ocorrida em 1917. Muitos New Covenant Bible Students [Estudantes da Bíblia do Novo Pacto] juntaram forças com este grupo.

Goshen Fellowship
Associação Goshen
(1951 -- Presente)

Este grupo foi formado em resultado do ministério de Jesse Hemery. Hemery serviu como Vice-Presidente da IBSA, uma posição que manteve até 1946. Ele tinha sido designado por Russell em 1901. Ele era o Estudante da Bíblia mais proeminente da Inglaterra. Foi desassociado por N. H. Knorr em 1951. Embora aceitasse grande parte das interpretações de Russell, ele rejeitava a doutrina da 'presença a partir de 1914'. Acreditando que [o livro bíblico de] Revelação teria um cumprimento futuro, ele escreveu alguns comentários acerca de Revelação e de outros livros de profecias, publicados por editoras exteriores à Sociedade. Ele morreu em 1955, não sem ter antes fundado a Goshen Fellowship[Associação Goshen] em 1951. Actualmente o grupo é liderado por Frank Brown, um homem que fez 100 anos há pouco tempo. Eles publicam um jornal mensal, o Zion's Herald [Arauto de Sião], desde 1965.

The Institute of Pyramidology
Instituto de Piramidologia
(Década de 1920 -- Presente)

Adam Rutherford (que não era da família de Joseph) era um piramidologista e fundou este grupo. Ele era um Estudante da Bíblia que obteve a maior parte da sua inspiração a partir da grande pirâmide. Publicou um extenso conjunto de 4 volumes sobre a Pirâmide e os seus ensinos, junto com o jornal Pyramidology Monthly [Mensário de Piramidologia], que ainda é publicado actualmente. Ele escreveu muitos livros, folhetos e tratados.

The Angel of Jehovah Bible and Tract Society
Sociedade do Anjo de Jeová de Bíblias e Tratados
(1917 -- Presente)

Fundada por Alexander F. L. Freytag, gestor da filial da Sociedade Torre de Vigia na Suíça, ele discordava de algumas opiniões de Russell, mesmo enquanto Russell ainda era vivo. Ele foi designado por Russell em 1898 como Gestor da Filial. Em 1917 começou a publicar as suas opiniões, usando as impressoras e papel da Sociedade. Foi expulso por Rutherford em 1919. Publicou um conjunto de quatro volumes sobre as escrituras, a maior parte em francês. Os escritos dele foram traduzidos para inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português e holandês. Ele publicou o seu próprio livro de hinos, para o qual escreveu e compôs toda a música, bem como o seu próprio livro de devoções. Também escreveu numerosos folhetos e tratados. Publicou dois jornais, o mensal The Monitor of the Reign of Justice [Monitor do Reino da Justiça] e o semanal Paper For All [Jornal Para Todos]. Eles têm filiais na Suíça, França, Alemanha, Bélgica e Itália. Os membros deste grupo vêem Freytag como "aquele Escravo Fiel e Discreto" mencionado em Mateus 24:45-47. Este grupo também é conhecido como Philanthropic Assembly of the Friends of Man [Assembleia Filantrópica dos Amigos do Homem] e The Church of the Kingdom of God, Philanthropic Assembly [Igreja do Reino de Deus, Assembleia Filantrópica].

Berean Bible Institute
Instituto Bíblico Bereano
(1917 -- Presente)

Este grupo de Estudantes da Bíblia separou-se oficialmente da Sociedade em 1918 e publicou o mensário The Voice [A Voz]. Desde 1917 têm publicado o mensário People's Paper [Jornal do Povo], bem como outros livros, folhetos e tratados.

New Covenant Fellowship
Associação do Novo Pacto
(1909 -- 1944)

Em 1908/1909, E. C. Henninges, o Gestor da Filial australiana da IBSA (International Bible Students Association [Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia]) junto com M. L. McPhail, peregrino da IBSA e membros dos Chicago Bible Students [Estudantes da Bíblia de Chicago], retiraram o seu apoio à Sociedade Torre de Vigia, causando a segunda maior divisão na história da Sociedade, só comparável à divisão de 1917. Ele produziu um jornal mensal, intitulado The New Covenant Advocate and Kingdom Herald [O Defensor do Novo Pacto e Arauto do Reino] e numerosos livros, folhetos e tratados. Depois da morte de Henninges, o seu trabalho foi continuado durante alguns anos. O grupo e a revista desapareceram em 1944. A maior parte dos Estudantes da Bíblia do Novo Pacto foram abandonados à sua sorte. Muitos não continuaram e dividiram-se até deixarem de existir como grupo. Porém, os Free Bible Students [Estudantes da Bíblia Livres], como são chamados hoje, constituem o maior grupo de Estudantes da Bíblia na Austrália. Em anos recentes tem havido um ressurgimento de Estudantes da Bíblia Livres reunindo-se sob a nova liderança do Christian Millennial Fellowship [Associação Cristã do Milénio].

The Christian Truth Institute
Instituto Cristão da Verdade

Fundado por Frederick Lardent, de Melbourne, Austrália, com filiais na Inglaterra, eles publicaram o mensário Gleanings for Truth Seekers[Antologias Para os Que Procuram a Verdade], bem como vários folhetos e tratados. (Este grupo está agora defunto.)

The New Covenant Believers
Os Crentes no Novo Pacto
(1909 -- Presente)

O ex-peregrino da Torre de Vigia, M. L. McPhail, supostamente o Estudante da Bíblia mais amado a seguir a Russell, liderou os Estudantes da Bíblia do "Novo Pacto" nos Estados Unidos. Ele publicou alguns livros independentemente, a maior parte deles fortemente baseados nos escritos de E. C. Henninges. Em 1908 eles começaram a publicar o The Kingdom Scribe [O Escriba do Reino], que deixou de ser publicado em 1975. Eles também publicaram desde 1956 uma pequena folha informativa, Berean News [Notícias Bereanas], que continua até ao dia de hoje. Actualmente este grupo publica sob o nome Berean Bible Students Church [Igreja Bereana dos Estudantes da Bíblia].

Associated Bible Students
Estudantes da Bíblia Associados
(1917 -- Presente)

São várias classes independentes espalhadas pelos Estados Unidos, Europa, Canadá, Ásia, América do Sul, Médio Oriente e países africanos. O mais antigo de todos os grupos de Estudantes da Bíblia é o Jersey City Bible Students [Estudantes da Bíblia de Jersey City], tendo sido fundado na década de 1880 em resultado do ministério de Russell. A maior parte dos Estudantes da Bíblia são agora independentes uns dos outros, apesar de se associarem durante as convenções e ocasiões similares, trocando oradores e literatura. Muitas classes de Estudantes da Bíblia publicam as suas próprias folhas informativas mensais, tratados e folhetos e algumas têm os seus próprios jornais e ministérios. Existem muitos comités de Estudantes da Bíblia compostos por Estudantes da Bíblia de várias classes, para ajudar nas necessidades de outros que estão em países pobres. Existem vários "Centros de Reformados de Estudantes da Bíblia" tanto nos Estados Unidos como na Europa. Estes centros são compostos por pequenas comunidades de casas de cidade, condomínios e apartamentos, completos com quarto, sala de estar e cozinha, etc., e uma congregação para estudos e convívio.
Realizam-se Convenções Internacionais todos os anos: em 1996 foi em Budapeste, Israel e África, em 1995 foi em França e Israel, em 1994 foi em Israel, etc. Como têm ensinos sionistas, os Estudantes da Bíblia são muito respeitados e amados pela comunidade judaica.
Existem vários Campos de Estudantes da Bíblia para crianças, durante o Verão. Praticamente cada classe de Estudantes da Bíblia patrocina a sua própria convenção anual. Estas normalmente duram um ou dois dias, excepto a Convenção Geral, patrocinada pela "Aurora", que normalmente dura cinco dias. Portanto existem muitas convenções para assistir; existe pelo menos uma convenção por mês em alguma parte dos E.U.A.
Houve um tempo em que associações como a "Aurora", o P.B.I. e o L.H.M.M. tinham as suas próprias congregações afiliadas, de forma semelhante ao que se passa com a Sociedade Torre de Vigia e as Testemunhas de Jeová. Actualmente o único grupo que tem as suas próprias congregações é o L.H.M.M. A "Aurora" e o P.B.I. agem principalmente como casas editoras. Os seus jornais são lidos tanto por Estudantes da Bíblia como por outros que não são Estudantes da Bíblia. Apesar das diferenças entre si, é frequente os Estudantes da Bíblia unirem os seus recursos para darem um testemunho unificado.

Association of Free Bible Students of France
Associação Francesa de Estudantes da Bíblia Livres

Esta associação tem publicado um jornal quinzenal intitulado Zion's Journal and the Message of Christ Presence [Jornal de Sião e a Mensagem da Presença de Cristo] desde 1951. Eles produziram a maior parte dos escritos de Russell na língua francesa.

German Bible Students Association
Associação Alemã de Estudantes da Bíblia

Eles publicam actualmente o mensário Herald of Christ's Kingdom [Arauto do Reino de Cristo]. Na década de 1930 eles publicaram o mensárioDer Pilgrim [O Peregrino], que foi suspenso quando Hitler tomou o poder. Depois publicaram The Burning Lamp [A Lâmpada Acesa]. Este grupo estava associado com a Torre de Vigia, depois perdeu-se o contacto durante a I e a II Guerra Mundial. Quando o contacto foi finalmente restabelecido e foi permitido introduzir literatura da Torre de Vigia na Alemanha, os Estudantes da Bíblia notaram as mudanças e decidiram que ficavam melhor sem a Sociedade. Em 1949 começaram a publicar The Christian Watchtower [A Torre de Vigia Cristã] e The Tagesanbruch, bem como numerosos livros e folhetos e os escritos de Russell foram traduzidos para a língua alemã.

Greek Bible Students Association
Associação de Estudantes da Bíblia Gregos

Estes Estudantes da Bíblia estão afiliados com os da "Aurora" e publicam uma versão grega do jornal deles.

International Bible Students of India
Estudantes Internacionais da Bíblia da Índia

Este grupo tem estado independente da Sociedade desde 1921 e publica o seu próprio mensário Zion's Express [Expresso de Sião], bem como o India Bible Students Monthly [Mensário dos Estudantes da Bíblia da Índia] e outros escritos. Existem actualmente sete eclésias (congregações) na Índia. [Russell era tão influente na Índia, nas suas visitas ali e a colónias de leprosos, que existem actualmente várias cidades e ruas com o nome dele.]

Polish Bible Students Association
Associação Polaca dos Estudantes da Bíblia

Os Estudantes da Bíblia Polacos assumiram o controlo sobre a sede original da Torre de Vigia na Polónia. Foi só em 1925 que eles souberam que Russell tinha morrido. Quando as mudanças ocorreram, eles ficaram com os ensinos de Russell. Alguns anos depois a Sociedade registou o nome The International Bible Students Association II [Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia II] porque perderam a primeira, que ficou sob o controlo dos Estudantes da Bíblia Polacos. Porém, a segunda associação também caiu sob o controlo dos Estudantes da Bíblia Polacos quando o gestor da filial se juntou aos Estudantes da Bíblia. Alguns anos depois a Sociedade tentou incorporar, sem sucesso, a The International Bible Students Association III [Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia III]. Os Estudantes da Bíblia Polacos começaram a publicar The Watchman [O Vigia] logo em 1921, embora até 1919 houvesse duas publicações com o nome Watch Tower [Torre de Vigia] em língua polaca, uma produzida pela Sociedade e outra pelos Estudantes da Bíblia Polacos de Chicago, Illinois, com o mesmo título e a mesma capa. Rutherford pôs termo a isso. Em 1930 eles começaram a publicar o mensário Dawn of a New Era [Aurora de Uma Nova Era] e em 1948 publicaram o mensário The Watch. Em 1958 publicaram o mensário DayBreak [Romper do Dia]. Todos os anos eles realizam uma convenção à qual assistem cerca de 2.000 Estudantes da Bíblia.

Conclusão

Desde a queda do comunismo, foram descobertos outros Estudantes da Bíblia em certas partes da Europa. Na Roménia e noutras partes do ex-bloco comunista de leste foram encontrados Estudantes da Bíblia ainda intactos, até mesmo na Rússia. Também existem Estudantes da Bíblia no México, na Argentina, na Bélgica, na Suécia, na África, na China, no Japão, etc.
Quando a cortina de ferro desapareceu da Europa, a Sociedade Torre de Vigia estava ansiosa por ver o que restava das Testemunhas de Jeová romenas. A Sociedade ficou muito desapontada. Devido à falta de comunicação provocada pela guerra, os Estudantes da Bíblia tinham adoptado o nome "testemunhas de Jeová", mas ainda continuavam a ler e a estudar os escritos de Russell e rejeitaram a literatura actual da Sociedade. Quando a Sociedade viu aquilo, ficou aparvalhada. Estudantes da Bíblia usando o nome "testemunhas de Jeová"!
O que a Torre de Vigia também encontrou na Roménia e na Polónia foram cerca de 10.000 Rutherforditas. Eles são Testemunhas de Jeová que não se sentiram confortáveis com a mudança constante das doutrinas e da estrutura organizacional da Sociedade depois da morte de J. F. Rutherford. Eles estudam exclusivamente os escritos de Rutherford e consideram-no "o maior expositor bíblico do mundo".
Em anos recentes muitas Testemunhas de Jeová (betelitas, anciãos, servos, pioneiros, etc.) vindas de todo o lado, juntaram-se à Bible Students Association [Associação dos Estudantes da Bíblia].
Existiram e ainda existem muitos outros grupos, indivíduos e classes de Estudantes da Bíblia que publicaram extensivamente, embora grande parte da literatura se tenha perdido. Esta lista mostra a variedade de grupos que surgiram.



AS DIVISÕES DA SEITA QUE CONDENA A DIVERSIDADE DENOMINACIONAL CRISTÃ

Por Rolando Rodriguez ICP

No livro O homem em busca de Deus (p.328), a Sociedade Torre de Vigia das testemunhas-de-jeová comenta sobre os efeitos da Reforma Protestante entre a cristandade. Apesar de reconhecerem alguns aspectos positivos da Reforma, não deixam de concluir o assunto expondo que seu efeito foi incapaz de alterar o que consideram “ensinos antibíblicos que deram ao povo um quadro distorcido a respeito de Deus e seu propósito”. Segundo o Corpo Governante, liderança da seita, as numerosas denominações evangélicas dissidentes da Igreja Católica Romana, que surgiram como resultado do livre espírito da Reforma, apenas conduziram as pessoas “a muitas diferentes direções” com uma diversidade que gerou “confusão” e levou muitos a questionarem a própria existência de Deus.

Esta conclusão suscitou-nos o interesse em pesquisar e descobrir as diferentes facções que surgiram entre as testemunhas-de-jeová ao redor do mundo. Não empenharemos aqui linhas com o objetivo de defender ou explicar o surgimento das denominações evangélicas ao longo da história, mesmo porque isso não acarreta implicações salvíficas para nós que fundamentamos a salvação em Jesus, e não em placas de igrejas ou qualquer espécie de organização humana. O nosso propósito aqui, portanto, é informar aos leitores dados históricos que os ajudarão a descobrir se os seguidores de Russell, Rutherford e companhia caminham na mesma direção. Esta descoberta tem grande importância, considerando-se a inspiração inerrante que as testemunhas-de-jeová atribuem a tais personalidades. Esperamos que, ao término desta leitura, o leitor possa julgar quem de fato está confuso.

Cismas e separações

Em 1917, muitos Estudantes da Bíblia deixaram de apoiar a Sociedade e passaram a funcionar independentemente. Os quatro diretores — demitidos dos seus cargos por Rutherford — formaram um instituto para continuar o trabalho do pastor Russell, independentemente da Sociedade. Outros formaram empresas (sociedades) particulares. Alguns adeptos seguiram a liderança do seu ancião ou instrutor favorito. Ainda outros, cansados de sociedades e organizações, decidiram ficar independentes de todos os demais.

À medida que os anos foram passando, cada vez mais Estudantes da Bíblia, vendo a mudança de direção e atitude no interior da seita, saíram da Sociedade. Foi assim que começou o êxodo.

Em 1930, cerca de 75% dos Estudantes da Bíblia originais tinham saído da Sociedade. Nesse tempo, todos os escritos de Russell foram rejeitados e substituídos pelos de Rutherford, que contradiziam os de Russell. Até porque, em 1929, a nova Sociedade já tinha feito mais de cem mudanças doutrinais. A Sociedade já não se parecia nada com o que fora iniciado por Russell e pelos seus primeiros associados. Tinha assumido um novo aspecto e uma nova atitude. Já não era uma casa editora para a disseminação de literatura bíblica. Agora, era a Organização Teocrática1 de Deus. Discordar dela era equivalente a trair o próprio Deus.

Em 1931, Rutherford decidiu fazer uma distinção entre os Estudantes da Bíblia independentes e os Estudantes da Bíblia leais a ele. Então, mudou o nome daqueles que lhe eram fiéis para Testemunhas de Jeová. Nascia, então, a seita como é chamada hoje. A antiga Sociedade, para as novas testemunhas-de-jeová, tornara-se uma abominação à cristandade. Transformara-se, segundo àqueles que a abandonaram, numa pequena Babilônia. Assim, muitos Estudantes da Bíblia que ainda permaneciam no interior da Sociedade ouviram a admoestação: “Saí dela, meu povo!”. E foi justamente o que fizeram: saíram.

Desde então, até a atualidade, a Torre de Vigia descreve os membros da comunidade dos Estudantes da Bíblia daquele tempo como “tendo vestimentas impuras”, que estavam “contaminados por apostasia”2, “eram culpados de práticas erradas”, “mostravam características semelhantes ao joio”3, “manifestavam temor do homem” e “venderam-se, devido às práticas erradas”.

Atualmente, embora muitos Estudantes originais da Bíblia tenham deixado esta terra, seus descendentes, porém, continuam a obra. Filhos e netos que nasceram décadas depois dos acontecimentos de 1917, e até mesmo recém-chegados, não recebem da Sociedade qualquer misericórdia. São considerados iníquos e apóstatas. E as testemunhas-de-jeová são instruídas a ignorá-los. A Sociedade chegou ao ponto extremo de declarar que os Estudantes da Bíblia já não existem, que morreram todos, que não sobrou nenhum.

Filhos da Torre de Vigia

Depois da morte do pastor Charles Taze Russell, o trabalho iniciado por ele tinha de continuar, obviamente. Mas quem o faria? E como o faria? Era óbvio que a Sociedade havia abandonado o pensamento de levar a cabo os desejos de Russell, conforme expressos na sua Última Vontade e Testamento. Os quatro diretores demitidos e outros Estudantes da Bíblia, proeminentes como indivíduos, congregações e casas editoras, decidiram fazer eles mesmos o trabalho.

Existiam muitas opiniões sobre as obras de Russell. Certos grupos e indivíduos sentiam que deveriam aceitar os ensinos dele. Alguns achavam que ele estava errado em determinadas doutrinas. Outros ensinaram que sabiam o tempo em que a Igreja estaria completa. Ainda outros acreditavam que a Igreja não tinha qualquer trabalho especial ou mensagem de “colheita”4 para realizar naquele tempo.

No passado, certo número de Estudantes da Bíblia sentiu que havia recebido revelações diretas de Deus ou de Cristo. Estas crenças geralmente davam origem a muitas literaturas que expunham suas opiniões ou revelações.

Como os Estudantes da Bíblia não têm uma lista de membros, é difícil dizer quantos são. O número total de Estudantes da Bíblia fora da Sociedade Torre de Vigia provavelmente não chega a 10.000. Metade deles está fora dos Estados Unidos da América.

Os vários grupos que se separaram da Torre de Vigia entre 1917 e 1931 são muito difíceis de classificar. Alguns, como a “Associação de Estudantes da Bíblia da Aurora”5 e o “Instituto Bíblico Pastoral”6, em contraste com alguns ramos dissidentes, têm um senso geral de coesão. Quase todos consideram-se Estudantes da Bíblia independentes e, embora aceitem suas particularidades doutrinais, não deixam esta concordância interferir na associação mútua e na troca de oradores e literaturas realizadas entre eles. Geralmente, se organizam em torno de um periódico, de uma personalidade, ou de ambos. Os periódicos servem como meio de comunicação e coesão dos grupos e, freqüentemente, são polêmicos. Publicam livros, um número elevado de brochuras, panfletos, vídeos e fitas cassete.

As literaturas, na maior parte delas, não contêm o nome do autor nem o da casa editora, exceto se tiverem sido publicadas por algum dos grupos principais (i.e., Aurora, P.B.I. ou Laymen). Existem várias razões que explicam o motivo que leva os Estudantes da Bíblia a escrever sob o anonimato: muitos acham que os escritos devem ser julgados com base no seu próprio mérito, além do fato de o nome de Russell, muitas vezes, não aparecer em nenhum dos trabalhos de sua autoria. Obras sem credencias autorais também permitem que as publicações circulem livremente de um grupo para outro sem conter referência ao grupo ou ao autor.

MOVIMENTO MISSIONÁRIO DA CASA DO LEIGO
(1918 até presente data)
Laymen’s Home Missionary Movement

Em 15 de Agosto de 1918, alguns dos ex-membros do corpo de diretores, junto com o peregrino Paul S. L. Johnson, publicaram O padrão da Bíblia e Arauto do reino de Cristo”7. Posteriormente, o empreendimento descambou e Johnson fundou aquele que hoje é o Movimento Missionário da Casa do Leigo,8 que publicaria literaturas independentemente de todos os Estudantes da Bíblia, introduzindo novos pontos de vista e doutrinas. Em dezembro de 1918, Johnson publicou A verdade atual e Arauto do reino de Cristo”9 e, em 1920, O arauto da Epifania10. Johnson ensinou que, assim como Russell, também fora o mensageiro da parousia.11 Durante esse período, Johnson devia ser o mensageiro da epifania12 do Senhor. Johnson era um escritor prolífico; escreveu o conjunto de quinze volumes intitulados Estudos das Escrituras da Epifania13, sendo dois volumes adicionados depois da sua morte. Seus jornais e publicações ainda hoje continuam sendo editados. Seu grupo é um dos poucos que têm suas próprias congregações atuando como casa editora.

ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DA BÍBLIA DA EPIFANIA
(1955 até presente data)
Epiphany Bible Students Association

Como acontece muitas vezes, depois da morte de um líder carismático ocorrem vários cismas. Foi justamente isto que aconteceu com o Movimento Missionário da Casa do Leigo. Com o falecimento de Paul Johnson, em outubro de 1950, Raymond Jolly tomou as rédeas do movimento liderado por Johnson, o que fez que ocorressem desentendimentos entre ele (Raymond) e John Hoefle — um peregrino do Movimento. Hoefle, que deixou a Sociedade em 1928 e se juntou a Johnson, foi posteriormente desassociado do Movimento Missionário da Casa do Leigo em 1956. Então, começou a publicar um periódico intitulado Associação dos Estudantes da Bíblia da Epifania14. John Hoefle morreu na década de 80.

MOVIMENTO MISSIONÁRIO DA CASA LAODICENSE
(1957 até 1990)
Laodicean Home Missionary Movement

John Krewson, outro peregrino do Movimento Missionário da Casa do Leigo, assim como John Hoefle, também foi desassociado do movimento em 1955. Então, começou o Movimento Missionário da Casa Laodicense15. Ele argumentava que, tal como Russell, também era o “mensageiro da parousia” e Johnson, o “mensageiro da epifania”. Segundo ele próprio afirmou (estamos falando de Krewson), devia ser o “mensageiro do apocalipse”, pois o mundo estava vivendo, devido à fase do apocalipse, a presença do Senhor.

Levado por essa crença, publicou o conjunto de três volumes intitulado Estudos das Escrituras do Apocalipse16 e um jornal mensal: A verdade atual do Apocalipse17. A maior parte da sua literatura era dirigida, principalmente, ao Movimento Missionário da Casa do Leigo e à Associação dos Estudantes da Bíblia da Epifania, e não para outros Estudantes da Bíblia. Krewson morreu na década de 1970. Seu trabalho continuou até 1990. Depois disso, acabou.

INSTITUTO BÍBLICO PASTORAL
(1918 até presente data)
Pastoral Bible Institute

Os problemas de 1917 com a Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia resultaram na expulsão, entre outros, dos quatro membros do corpo de diretores: R. H. Hirsh, I. F. Hoskins, A. I. Ritchie e J. D. Wright. Parte deste cisma foi causado por uma luta pelo poder e parte por oposição ao Volume VII dos Estudos das Escrituras: o mistério consumado18 que, supostamente, era o trabalho póstumo de Russell, mas que, na realidade, fora escrito por Clayton J. Woodworth e George Fisher. O sétimo volume expunha várias idéias teológicas novas que muitos consideravam contrárias às Escrituras; foi assim que se desenvolveu a oposição a esse livro. O grupo opôs-se à tentativa de Rutherford de controlar a Sociedade até as eleições decisivas na convenção de 1918.

Depois da vitória conclusiva de Rutherford, vários irmãos proeminentes retiraram o seu apoio à Sociedade. A primeira Convenção dos Estudantes da Bíblia, realizada independentemente da Sociedade Torre de Vigia, teve lugar em Asbury Park, New Jersey, em 26 a 29 de julho de 1918. Alguns meses depois, cerca de trezentas pessoas compareceram a uma segunda convenção, em Providence, Rhode Island, em novembro de 1918. Nesta reunião, o Instituto Bíblico Pastoral foi formado com o objetivo de continuar o trabalho de Russell, independentemente da Sociedade. No mesmo ano, foi estabelecido o periódico O arauto do reino de Cristo19, editado por R. H. Streeter até a sua morte, em dezembro de 1924.

Hoje, o Instituto ainda continua publicando o seu jornal e também folhetos e tratados. Além disso, disponibiliza os Estudos das Escrituras, da autoria de Russell, entre outros escritos.

OS VIGIAS DA MANHÃ
(1937 até 1957)
Watchers of the Morning

Na década de 1930, influenciados pelos escritos de E. C. Henninges e de M. L. McPhail (dois peregrinos proeminentes que deixaram a Sociedade em 1909, devido a desacordos doutrinais com Russell), alguns membros proeminentes do Instituto Bíblico Pastoral começaram a negar a presença de Cristo e outras doutrinas importantes defendidas pela Associação dos Estudantes da Bíblia, o que provocou outro cisma em 1937. O corpo de diretores, Isaac Hoskins e outros membros retiraram seu apoio ao grupo e começaram, então, a publicar Os vigias da manhã. O jornal foi publicado até junho de 1957.

ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DA BÍBLIA DA AURORA
(1932 até presente data)
The Dawn Bible Students Association

Em 1931, a maior parte dos grupos de Estudantes da Bíblia estava desaparecendo ou funcionando como classes ou indivíduos independentes. Então, veio Norman Woodworth, que criou o programa de rádio da Sociedade. Mas, em 1928, Norman saiu daquele programa para formar o seu próprio programa. Fez isso com a ajuda da eclésia dos Estudantes da Bíblia de Brooklyn. Esses Estudantes publicavam o pequeno jornal Os ecos de rádio dos Estudantes da Bíblia20, e davam destaque ao seu programa de rádio que, mais tarde, passou a chamar “Transmissão de rádio franca e fervorosa”21.

Em 1931, foi eleito um corpo de diretores. Em 1932, o Ecos de rádio tornou-se Aurora e arauto da presença de Cristo22, um jornal quinzenal. Esta publicação conseguiu juntar novamente os Estudantes da Bíblia independentes e, durante as décadas de 1930, 1940 e 1950, a associação “Aurora” cresceu, em conseqüência de um afluxo de testemunhas-de-jeová cansadas das mudanças doutrinais da Torre de Vigia. Então, voltaram a publicar os Estudos das Escrituras, inúmeros livros, folhetos e tratados. Hoje, eles continuam o seu ministério, produzindo fitas cassete, vídeos, o jornal Aurora e outras literaturas para os Estudantes da Bíblia em geral. Os seus programas de televisão e rádio são vistos por todo o território dos EUA., Canadá, Europa, América do Sul etc.

A ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DO MILÊNIO
(1928 até presente data)
The Christian Millennial Fellowship

Esta Associação era originalmente composta pela Associação Italiana dos Estudantes da Bíblia23 e pela Igreja dos Estudantes da Bíblia do Milênio24, de Hartford, Pequena Itália, em Nova York. Atualmente, este grupo está associado com um dos primeiros ramos dissidentes da Sociedade Torre de Vigia, da qual retiraram o seu apoio em 1928 e, em 1940, lançaram o jornal Nova criação — um arauto do reino de Cristo25. Contudo, anos mais tarde, Gaetano Boccaccio começou a ser influenciado pelos escritos de E. C. Henninges e M. L. McPhail, dois peregrinos que deixaram a Sociedade em 1909 devido a alguns desacordos doutrinais. A Associação Cristã do Milênio, mais tarde, rejeitou a maior parte dos escritos de Russell, considerando-os errados, e converteu-se ao grupo Estudantes da Bíblia do Novo Pacto26.

Gaetano Boccaccio foi o líder da Associação Cristã do Milênio desde o início, mas estava com a Sociedade desde 1917. Boccaccio morreu em 1996, mas, durante cerca de cinqüenta anos, conduziu o grupo de Hartford, Connecticut.

Atualmente, o grupo é internacional e se mudou para New Jersey, sendo chefiado por Elmer Weeks.

ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DA BÍBLIA INTRANSIGENTES
(1918 até data incerta)
The Standfast Bible Students Association

São chamados desta forma devido à sua determinação de “se manterem intransigentes no que diz respeito aos princípios de guerra que Russell anunciou”. Charles E. Heard de Vancouver e muitos outros acharam que a recomendação de J. F. Rutherford, em 1918, para comprarem ações (ou obrigações) de guerra era “covardia” e constituía uma perpetuação sacrílega do trabalho de colheita. Eles acharam que a Sociedade renegou a sua posição anterior no que diz respeito às Ações de Liberdade e ao serviço não-combatente. Os Intransigentes acharam que um cristão não devia apoiar, de nenhuma forma, os militares, comprando Ações de Liberdade, nem devia se envolver em serviço não-combatente. Em resposta a estas preocupações, a Associação dos Estudantes da Bíblia Intransigentes27 foi organizada em 1 de dezembro de 1918, em Portland, Oregon. Publicou Old Corn Gems e organizou convenções por todo o território dos Estados Unidos. Depois de uma convenção, em 25-27 de julho de 1919, em Seattle, ocorreram muitas divisões.

Curiosamente, os Intransigentes aceitaram o Volume VII dos Estudos das Escrituras. Esse foi um dos motivos principais para que ocorressem as divisões entre eles e os outros Estudantes da Bíblia. Em 1919, outra divisão. Desta vez, entre os próprios Intransigentes, devido ao Volume VII. A princípio, tiveram muito sucesso, especialmente atraindo adeptos que não aceitavam o que viam: comprometimento (ou envolvimento) da Sociedade Torre de Vigia com a guerra.

Acreditavam que tudo que a Sociedade Torre de Vigia ensinara até a Páscoa de 1918 estava correto, mas, depois dessa data, tinha começado a “separação entre Elias e Eliseu” — os Intransigentes eram a classe de Elias, que se manteve intransigente em defesa dos ensinos de Russell. É claro que todos os grupos dissidentes, pelo menos inicialmente, alegavam estar obedecendo aos desejos de Russell e, por essa razão, diziam ser seus verdadeiros seguidores, mas os Intransigentes não diziam ser os mensageiros legítimos da Organização de Deus, como fizeram alguns dos outros grupos. Os Intransigentes pensavam que líderes e organizações eram relativamente pouco importantes. Estavam organizados simplesmente para ajudar os outros a aprender os ensinos de Russell. A sua organização pouco rígida era, provavelmente, uma das principais razões pelas quais foram uns dos primeiros grupos a se desintegrar.

SOCIEDADE DA VOZ DE ELIAS
(1923 até data incerta)
The Elijah Voice Society

Em 1923, John A. Herdersen, C. D. McCray e cerca de trezentas pessoas do grupo os Estudantes da Bíblia Intransigentes organizaram a Sociedade da Voz de Elias28 para efetuar um ambicioso reajuntamento e trabalho de testemunho. Durante vários anos, publicaram o Mensário da voz de Elias29 e numerosos tratados. Este grupo tornou-se o mais proeminente entre os vários que aceitaram o Volume VII dos Estudos das Escrituras.

Acreditavam que tinham sido “chamados para esmagar a Babilônia”, tal como os Intransigentes, mas eram ainda mais radicais — a tal ponto que se recusavam a saudar a bandeira e a comprar ações de guerra ou a contribuir para a Cruz Vermelha, muito antes de as testemunhas-de-jeová adotarem posições similares. Mais tarde, o grupo deixou de existir.

OS SERVOS DE YAH
(1925 até data incerta)
The Servants of Yah

Provavelmente, este é o mais estranho de todos os grupos de Estudantes da Bíblia. Com sede no Brooklyn, Nova York, e liderados por C. H. Zook, acreditavam que o nome de Satanás era Jeová, de modo que as testemunhas-de-jeová eram, na realidade, testemunhas de Satanás. Eles são universalistas e negam o Armagedom, o dilúvio, o batismo com água, o resgate, a restituição etc. Tinham filiais em Levittown, Nova York, e em Viena, Áustria. Suas doutrinas eram muito semelhantes às das testemunhas-de-jeová; com a diferença de que acreditavam que os 144.000 estavam destinados a descobrir o significado oculto das Escrituras e a entrar no céu. O significado é oculto, em parte, porque acreditavam que o texto da nossa Bíblia foi alterado. Eles vêem a Bíblia primariamente como profecia, referindo-se a maior parte dela ao século XX. Acreditam que todas as pessoas que já existiram viverão para sempre numa terra paradisíaca, exceto os 144.000, que viverão no céu. Este grupo também se desvaneceu e já não existe.

NOVA ASSOCIAÇÃO DE JERUSALÉM
(1922 até 1992)
New Jerusalem Fellowship

Os acontecimentos de 1917, nos Estados Unidos, não chegaram prontamente ao conhecimento de alguns Estudantes da Bíblia que viviam em outros países. Assim, muitos Estudantes da Bíblia não sabiam o que se passava nos EUA. Por isso, demorou algum tempo até que tomassem conhecimento do fato e saíssem da Sociedade.

A Nova Associação de Jerusalém30 foi formada em 1922, deixando de existir no mesmo ano. Antes de sua extinção, no entanto, produziam um jornal mensal e numerosos livros e tratados.

PUBLICAÇÕES DOS VELHOS CAMINHOS
(1925 até 1961)
Old Paths Publications

William Crawford era membro original do Corpo de Diretores da Sociedade Torre de Vigia da Inglaterra e fervoroso Estudante da Bíblia. Foi ele quem causou a primeira divisão entre os membros desse grupo, fundou o movimento Publicações dos Velhos Caminhos31 e produziu o jornal Velhos caminhos, de publicação mensal. Produziu, ainda, inúmeros folhetos, livros e tratados.

ASSOCIAÇÃO GOSHEN
(1951 até presente data)
Goshen Fellowship

O grupo foi formado por Jesse Hemery, proeminente estudante da Bíblia da Inglaterra, sendo desassociado do próprio movimento que criou por N. H. Knorr, em 1951. Embora aceitasse grande parte das interpretações de Russell, ele rejeitava a doutrina da “presença a partir de 1914”. Acreditando que o livro bíblico de Revelação teria um cumprimento futuro, escreveu alguns comentários acerca de Revelação e de outros livros de profecias, publicados por editoras que não pertenciam à Sociedade.

Jesse Hemery morreu em 1955, mas, antes, fundou a Associação Goshen, em 1951. Atualmente, esse grupo é liderado por Frank Brown, um homem que fez cem anos há pouco tempo. O movimento publica o jornal mensal Arauto de Sião32 desde 1965.

INSTITUTO DE PIRAMIDOLOGIA
(1920 até presente data)
The Institute of Pyramidology

Adam Rutherford (que não era da família de Joseph) era um pira-midologista. Foi ele quem fundou o grupo Instituto de Piramidologia. Adam era estudante da Bíblia e obteve a maior parte da sua inspiração a partir da grande pirâmide. Publicou um extenso conjunto de quatro volumes sobre a Pirâmide e os seus ensinos, junto com o jornal Mensário de Piramidologia33, que é editado até hoje. Escreveu muitos livros, folhetos e tratados.

SOCIEDADE DO ANJO DE JEOVÁ DE BÍBLIAS E TRATADOS
(1917 até presente data)
The Angel of Jehovah Bible and Tract Society

Fundada por Alexander F. L. Freytag, gestor da filial da Sociedade Torre de Vigia na Suíça, ele discordava de algumas opiniões de Russell, mesmo enquanto este ainda era vivo. Foi designado por Russell, em 1898, como Gestor da Filial. Em 1917, porém, começou a publicar suas próprias opiniões usando as impressoras e papel da Sociedade. Foi expulso por Rutherford em 1919. Publicou um conjunto de quatro volumes sobre as escrituras, a maior parte em francês. Seus escritos foram traduzidos para os seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português e holandês.

Publicou o seu próprio livro de hinos, para o qual escreveu e compôs toda a música, bem como o seu próprio livro de devoções. Também escreveu numerosos folhetos e tratados. Publicou dois jornais, o mensal Monitor do reino da justiça,34 e o semanal, Jornal para todos.35

O movimento tem filiais na Suíça, França, Alemanha, Bélgica e Itália. Seus membros vêem Freytag como “aquele escravo fiel e discreto”, mencionado em Mateus 24.45-47. O grupo também é conhecido como Assembleia Filantrópica dos Amigos do Homem36, Igreja do Reino de Deus e Assembleia Filantrópica37.

INSTITUTO BÍBLICO BEREANO
(1917 até presente data)
Berean Bible Institute

Este grupo de Estudantes da Bíblia separou-se oficialmente da Sociedade em 1918 e publicou o mensário A voz.38 Desde 1917, vem publicando o mensário Jornal do povo39, e também livros, folhetos e tratados.

ASSOCIAÇÃO DO NOVO PACTO
(1909 até 1944)
New Covenant Fellowship

Em 1908/1909, E. C. Henninges, o Gestor da Filial australiana da Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia,40 junto com M. L. McPhail e membros dos Estudantes da Bíblia de Chicago, retiraram o seu apoio à Sociedade Torre de Vigia, causando a segunda maior divisão na história da Sociedade, só comparável à divisão de 1917.

Henninges produziu um jornal mensal intitulado O defensor do novo pacto e arauto do reino41 e numerosos livros, folhetos e tratados. Depois de sua morte, seu trabalho foi continuado durante alguns anos. O grupo e o periódico desapareceram em 1944. A maior parte dos Estudantes da Bíblia do Novo Pacto foi abandonada à sua própria sorte. Muitos não continuaram e dividiram-se, até que, finalmente, deixaram de existir como grupo. Mas os Estudantes Livres da Bíblia, como são chamados hoje, constituem o maior grupo de Estudantes da Bíblia na Austrália. Em anos recentes, tem havido um ressurgimento: os Estudantes Livres da Bíblia estão-se reunindo sob a nova liderança da Associação Cristã do Milênio.

OS CRENTES DO NOVO PACTO
(1909 até presente data)
The New Covenant Believers

O ex-peregrino da Torre de Vigia, M. L. McPhail, supostamente o Estudante da Bíblia mais amado e seguidor de Russell, liderou os Estudantes da Bíblia do Novo Pacto nos EUA.

McPhail publicou alguns livros, independentemente. A maior parte desses livros fortemente baseada nos escritos de E. C. Henninges. Em 1908, lançaram o livro Escriba do reino42, que deixou de ser publicado em 1975. Em 1956, lançaram uma pequena folha informativa intitulada Notícias bereanas, que continua sendo publicada até hoje.

Atualmente, assina suas obras sob o nome Igreja Bereana dos Estudantes da Bíblia43.

ASSOCIAÇÃO POLACA DOS ESTUDANTES DA BÍBLIA
Polish Bible Students Association

Os Estudantes da Bíblia Polacos assumiram o controle sobre a sede original da Torre de Vigia na Polônia. Souberam, porém, da morte de Russel somente em 1925. Com as mudanças, preferiram permanecer com os ensinos de Russell. Alguns anos depois, a Sociedade registrou o nome Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia II. 4 Isso porque, haviam perdido a primeira, que ficara sob o controle dos Estudantes da Bíblia Polacos.

Todavia, a segunda associação também caiu sob o controle dos Estudantes da Bíblia Polacos, quando o gestor da filial se juntou aos Estudantes da Bíblia. Alguns anos mais tarde, a Sociedade tentou incorporar, sem sucesso, a Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia III.45

Então, os Estudantes da Bíblia Polacos começaram a publicar O vigia46. Isso aconteceu em 1921. Até 1919, existiam duas publicações com o nome Torre de vigia em língua polaca, uma produzida pela Sociedade e a outra pelos Estudantes da Bíblia Polacos de Chicago, Illinois. Mas Rutherford pôs termo a isso. Em 1930, começaram a publicar o mensário Aurora de uma nova era.47 Em 1958, publicaram o mensário Romper do dia48. Todos os anos eles realizam uma convenção que conta com a participação de cerca de dois mil estudantes da Bíblia.

A frustração dos filhos da Torre

Outros dissidentes exponenciais que poderíamos ainda mencionar seriam os grupos Companhia de Publicação dos Estudantes da Bíblia (1914), União da Associação da Bíblia (1917), Estudantes da Bíblia Associados (1917), Igreja do Portão da Floresta (1920) e Associação Alemã de Estudantes da Bíblia (1930), entre tantos outros que, igualmente, alcançaram notoriedade.

Desde a queda do comunismo, vem sendo descobertos outros Estudantes da Bíblia em certas partes da Europa. Na Romênia e em outras partes do ex-bloco comunista do leste foram encontrados Estudantes da Bíblia ainda intactos, mormente na Rússia. Também existem Estudantes da Bíblia no México, na Argentina, na Bélgica, na Suécia, na França, na Grécia, na África, na Índia, na China e no Japão.

Adicionado a esta razoável lista de dezenove facções jeovistas temos, ainda, o fato de que, em anos recentes, muitas testemunhas-de-jeová (betelitas, anciãos, servos, pioneiros etc.), vindas de todos os lados, continuam se juntando às inúmeras e diferentes Associações dos Estudantes da Bíblia.

Conseqüentemente, como ficou manifesto, a busca frustrante de uma organização visível por parte das testemunhas-de-jeová, ao longo de sua curta trajetória, tem apontado “muitas diferentes direções” gerando “confusão” entre eles ainda hoje.

A expressa diferença entre nós, os evangélicos, e as testemunhas-de-jeová é que nós fundamentamos a salvação apenas em Jesus: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12). Por isso, podemos usufruir, sem restrições, da comunhão com os seguidores de Cristo. E isso num só corpo, num só Espírito, num só Senhor, numa só fé e num só batismo, preservando, dessa forma, a unidade dos pontos primários da fé bíblica e cristã (Ef 4.1-6). Por outro lado, os seguidores de Russell, Rutherford e companhia continuam perdidos, confusos e segregando-se uns aos outros.

Charles Taze Russell (1879-1916)

O fundador das testemunhas-de-jeová foi um jovem que não conseguiu compreender a teologia numa perspectiva de desenvolvimento histórico. Então, esta falta de entendimento o levou a achar que era o “sétimo mensageiro” (Ap 3.14) dado ao Corpo de Cristo, e também a acreditar que estava vivendo os “últimos dias” do domínio do homem sobre a terra. E, tomando como base muitas idéias teológicas à sua volta, incluindo um retorno “invisível” de Cristo (na época apregoado pelos Adventistas), Russell passou a negar as interpretações históricas das Escrituras, como a Trindade, o inferno (como um lugar de punição) e a existência da alma separada do corpo. Não encontrando muita simpatia pelos seus pontos de vista nas outras religiões, começou o seu próprio movimento: A Torre de Vigia, além de criar o periódico Arauto da presença de Cristo, que se tornou o porta-voz de suas doutrinas. O jornal foi impresso pela primeira vez em julho de 1879.

Joseph Franklin Rutherford (1916-1942)

Durante esse período, Russell ainda é o “sétimo mensageiro”, entretanto, ocorre uma divisão que o separa dos Estudantes da Bíblia, que continuam leais a Rutherford, período em que o nome do grupo de Russell foi alterado, por aquele, para Testemunhas de Jeová. Por sua vez, Rutherford começou a empenhar um processo político lento de erradicação de todos os traços da adoração de Russell. Em 1920, publicou o livro Milhões que agora vivem jamais morrerão (1923, em português), cujo conteúdo apregoava a ressurreição de todos os justos do Velho Testamento e o estabelecimento da nova ordem das coisas para 1925.

Os sete primeiros volumes publicados por Russell

Os seis primeiros volumes publicados por Russell foram originalmente intitulados Aurora do milênio (1886-1904). Contudo, posteriormente, passaram a ser chamados de Estudos nas Escrituras. O primeiro volume intitula-se O plano divino das idades. O segundo, O tempo está próximo — uma obra repleta de falsas profecias. O terceiro, O reino dele vem — uma justificativa para a ocorrência do Armagedom em 1914. O quatro, A batalha do Armagedom. O quinto, Numa mente entre Deus e o homem. O sexto, Nova criação. E, finalmente, o sétimo, O mistério consumado, responsável pela grande dissensão entre as testemunhas-de-jeová.

O mistério consumado é uma obra póstuma de Russell, publicada por Rutherford em 1917 e gerou grande oposição por parte de alguns que acreditavam que o texto havia sido escrito por Clayton J. Woodworth e George Fisher. O volume revelava muitas interpretações novas e contrárias às Escrituras.

Charles Taze Russell

Fundador da seita confessa ser devedor para com os adventistas entre outras igrejas: “Como que por acaso, certa noite visitei uma sala poeirenta e mau iluminada, onde eu ouvira dizer que se realizavam cultos religiosos, para ver se o punhado de pessoas que se reunia ali tinha algo mais sensato a oferecer do que as crenças das grandes religiões. Ali, pela primeira vez, ouvi algo sobre os conceitos dos adventistas [Igreja Cristã do Advento], sendo o Sr. Jonas Wendell o pregador... Assim, reconheço estar endividado com os adventistas e com outras denominações..., pois, embora o adventismo não me tenha ajudado em nenhuma verdade específica, ajudou-me grandemente a desaprender erros, e assim me preparou para a Verdade.” (Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, p. 43, pf. 5)

A Sentinela (15 de fevereiro de 1994)

Tentando responder ao título da capa dessa edição de A Sentinela as testemunhas-de-jeová formulam as seguintes perguntas: “...seria correto referir-se às Testemunhas de Jeová como grupo religioso pequeno e extremista? Os membros de seitas muitas vezes se isolam dos amigos, da família e até da sociedade em geral. Dá-se isso com as Testemunhas de Jeová? Empregam as Testemunhas técnicas enganosas e antiéticas no recrutamento de membros? Sabe-se que os líderes de seitas utilizam métodos manipuladores para controlar a mente de seus seguidores. Há qualquer evidência de que as Testemunhas de Jeová fazem isso? É sua adoração revestida de mistério? Seguem e veneram elas um líder humano? Afinal, são as Testemunhas de Jeová uma seita?”.

O leitor de Defesa da Fé já sabe perfeitamente o que responder a esse grupo sectário.

J. F. Rutherford

O sucessor tido como líder autoritário e enérgico demite, em 1917, quatro diretores da organização que encabeçam novos grupos de estudos: “Depois da reunião de 1918, os opositores se separaram... Qualquer união que porventura tinham durou pouco, e logo se dividiram em várias seitas” (Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, p. 68, pf. 4).

Notas:

1 Organização Teocrática: relativo a um sistema geral de governo regido por Deus.
2 Apostasia: 1. Abandono público de um grupo religioso, de uma doutrina ou opinião. 2. Abandono do grupo ao qual se pertencia.
3 Joio: 1. Planta, anual, gramínea, que infesta as searas. 2. Semente dessa planta. 3. Coisa má que, misturada com as boas, as prejudica e deprecia. Segundo interpretação bíblica de Mateus 13.24-30, a parábola do joio e do trigo salienta o fato de que há uma semeadura da má semente de Satanás paralela à Palavra de Deus.
4 Colheita: Alusão ao apelo de Jesus: “A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros” (Mt 9.37). O apelo é norteado pela necessidade urgente da pregação do evangelho.
5 Dawn Bible Students Association.
6 Pastoral Bible Institute.
7 The Bible Standard and Herald of Christ’s Kingdom.
8 The Laymen’s Home Missionary Movement - um dos nomes não registrados como empresa usados por Russell.
9 The Present Truth and Herald of the Christ’s Kingdom.
10 The Herald of the Epiphany que, mais tarde, teve seu nome mudado para The Bible Standard and Herald of Christ’s Epiphany.
11 Ortodoxamente, o sentido da palavra original é estar “literalmente e visivelmente presente”. O livro O vocabulário do Testamento grego — ilustrado do papiro e de outras fontes não literárias —nos clareia a visão acerca desta palavra na página 497: “O que, portanto, nos concerne mais especificamente em conexão com o uso do NT de parousia é a força quase técnica da palavra dos tempos de Ptolomeu adiante para denotar a visita de um rei, imperador, ou outra pessoa de autoridade...”. O artigo continua dando ilustrações de tais visitas na literatura grega. Em tal papiro estava a descrição da visita real da rainha Cleópatra e do rei Ptolomeu a Memphis no seu reinado do Egito. Esta ocasião foi denominada parousia - uma visita presencial em carne e osso de pessoas com autoridade real. A própria Bíblia contém outros exemplos claros da palavra Parousia (V. 2Co 10.10, 1Co 16.17, 2Co 7.6,7 e Fl 1.26 e 2.12). Em todas as ocasiões apresentadas, a palavra foi usada para apresentar uma presença física das pessoas citadas, bem como a presença (também física) de Paulo nas igrejas. Contudo, erroneamente, as testemunhas-de-jeová interpretam a Parousia como “presença invisível”.
12 Epiphaneia: palavra grega que significa “manifestação” (V. 1Tm 6.14 – aparição; 4.8 – vida presente; Tt 2.13 – aparecimento).
13 Ephiphany Studies in the Scriptures.
14 Ephipany Bible Students Association.
15 Laodicean Home Missionary Movement.
16 Apokalypsis Studies in the Scriptures.
17 The Present Truth of the Apokalypsis.
18 Studies in the Scriptures: The Finished Mystery.
19 The Herald of Christ’s Kingdom.
20 The Bible Students Radio Echoes.
21 Frank and Earnest Radio Broadcast.
22 The Dawn and Herald of Christ Presence.
23 Italian Bible Students Association.
24 Millennial Bible Students Church.
25 New Creation — a Herald of Christ’s Kingdom.
26 New Covenant Bible Students.
27 Stand Fast Bible Students Association.
28 Elijah Voice Society.
29 Elijah Voice Monthly.
30 New Jerusalem Fellowship.
31 Old Paths Publications.
32 Zion’s Herald.
33 Pyramidology Monthly.
34 The Monitor of the Reign of Justice.
35 Paper For All.
36 Philanthropic Assembly of the Friends of Man.
37 The Church of the Kingdom of God, Philanthropic Assembly.
38 The Voice.
39 People’s Paper.
40 IBSA - International Bible Students Association.
41 The New Covenant Advocate and Kingdom Herald.
42 The Kingdom Scribe.
43 Berean Bible Students Church.
44 The International Bible Students Association II.
45 The International Bible Students Association III.
46 The Watchman.
47 Dawn of a New Age.
48 DayBreak.


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