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Lei sobre direito autoral (9610/98)
Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

sexta-feira, 29 de março de 2013

O cristão, a guerra e a pena de morte.

Um cristão pode matar? ou pode ir à guerra?

Existem 3 posições: ATIVISMO,PACIFISMO, SELETIVISMO


A POSIÇÃO ATIVISTA

Esta posição explica que é sempre certo participar da guerra, pois o cristão deve Sempre obedecer ao seu governo.

1-Deus instituiu a pena de morte Gn 9:5-6; Ex 21:23-25
2- temos ser sujeitos as autoridades Rm 13:1-7; Tt 3:1; 1 Pe 2:13-14. As autoridades são ordenadas por Deus . Quem resite as autoridades resiste a Deus.
3- logo deve-se participar da guerra, se o governo assim exige.

A POSIÇÃO PACIFISTA

ESTA POSIÇÃO PREGA QUE NUNCA É CERTO PARTICIPAR DA GUERRA.

ESTA É A POSIÇÃO DAS TESTEMUNHAS DE jEOVÁ!!! COMO DOS QUAKERS, DOS ADVENTISTAS MOVIMENTO DE REFORMA E OUTROS.

1- EM GERAL SE ARGUMENTA QUE A ORDEM NÃO MATARÁS INCLUI A GUERRA. Ex 20:13
2- SOMENTE NO ANTIGO TESTAMENTO DEUS PERMITIU SEU POVO FAZER A GUERRA OU DEUS NUNCA ORDENOU A GUERRA MAS OS ESCRITORES DO ANTIGO TESTAMENTO ENTENDERAM QUE SIM, MAS ISTO FOI UM ERRO!
3- A GUERRA SE BASEIA NO ÓDIO, E É INTRINSICAMENTE ERRADA Mt 5:44
4- NÃO SE PODE RESISITIR AO MAL COM VIOLÊNCIA Mt 5:39;
5 - deve-se vencer o mal com o bem Rm 12:17-19
6-Quem lançar mão da espada a espada morrerá Mt 26:52
7- Is 2:4  ensina que não devemos participar da guerra
Conclusão : participar da guerra é errado.
“... os verdadeiros cristãos... não interferem no que os outros fazem no que diz respeito a participarem em cerimônias patrióticas, servirem nas forças armadas, unirem-se a partidos políticos, buscarem um cargo político ou votarem. Mas eles próprios adoram unicamente a Jeová, o Deus da Bíblia; dedicaram a vida sem reserva a ele e dão pleno apoio a Seu Reino.”
(Raciocínios à base das Escrituras, p. 260-261, 1985.)

POSIÇÃO SELETIVISTA

o SELETIVISMO ENSINA QUE PODE SER CERTO PARTICIPAR DE ALGUMAS GUERRAS.

o SELETIVISMO É A SÍNTESE DO ATIVISMO E DO PACIFISMO:

1- DEVEMOS ESTAR SUJEITOS AS AUTORIDADES SUPERIORES DESDE QUE ELAS CUMPRAM SEU PAPEL DE JUSTIÇA, PUNIR O MAL E FAZER O BEM.
 RM 13:4
 "ELA É MINISTRO DE DEUS PARA TEU BEM"- "PORQUE É MINISTRO DE DEUS E VINGADOR EM IRA CONTRA AQUELE QUE PRATICA O MAL" Rm 13:5

2-QUANDO AS AUTORIDADES SUPERIORES FAZEM O MAL deixam de cumprir seu papel de ministro de Deus, portanto devem ser DESOBEDECIDAS .VEJAM OS EXEMPLOS:
-A ordem de matar inocentes: Ex 1:17, 19-21; Mt 2:13-14; é errado tirar a vida de um inocente, aindaque o governo seja ordenado por Deus, mas o mandamento moralmente injustificado não ofi ordenado por ele, pelo contário, é contra a
a lei de Deus.

-A ordem de não pregar o evangelho: At 4:19-20.
Esses dois pontos(1 E 2)mostram que o ATIVISMO É ERRADO.

3- DEUS DELEGA PODER AO GOVERNO HUMANO PARA PUNIR O MAL:
RM 13:4 "ELA É MINISTRO DE D.EUS PARA TEU BEM"- 
"PORQUE É MINISTRO DE DEUS E VINGADOR EM IRA CONTRA AQUELE QUE PRATICA O MAL" Rm 13:5

4- DEIXAR DE FAZER O BEM, SALVANDO VIDAS POR EXEMPLO É PECADO 
Tiago 4:17
"Aquele que pode fazer o bem e não faz, esse peca"
Exemplos:
*Permitir que um serial killer com uma metralhadora mate crianças inocentes numa escola, sem intervenção até mesmo violenta é moralmente indesculpável.
*Um atirador de elite, num caso específico em que um bandido tem a intençaõ REAL de matar suas vítimas, ao alvejar o bandido, faz o bem aos inocentes. Se não fizer isso deixa de fazer o bem, e isso é pecado.
*Se alguém nos aviões dos atentados de 11 de setembro pude-se ter intervindo, mesmo que matando algum bandido e assim salvando milhares de vidas inocentes teria cumprido Tg 4:17.
*Se uma nação como a Alemanha Nazista, cujo objetivo era extermínio de Judeus, eslavos, negros, deficientes e homossexuais não sofresse oposição dos outros países, mesmo através da guerra, deixando a Alemanha dominar o mndo e massacrar os inocentes seria um caos incalculável e um pecado grave (pecado de omissão). Da mesma forma que os ativistas alemães que participaram da guerra em defesa dos ideias nazistas estavam errados em fazer o mal. Foi o pecado de comissão.

Estes dois pontos mostram como O PACIFISMO DEIXA DE FAZER O BEM DE SALVAR ´VITIMAS INOCENTES E COMO O ATIVISMO COM SUA SUBMISSÃO CEGA PODE FAZER UM MAL MUITO GRANDE. Deixando assim claro que o extremismo das duas posições é um erro moral.

RESUMO DA POSIÇÃO SELETIVISTA
COMO VISTO AS AUTORIDADES SUPERIORES TEM O DEVER MORAL DE :

1- CASTIGAR OS MALFEITORES
1 Pedro 2:14 "quer aos governadores como por ele enviados PARA CASTIGO DOS MALFEITORES, E PARA LOUVOR DOS QUE FAZEM O BEM."

2- FAZER O BEM "PORQUE ELA É IMINISTRO DE DEUS PARA TEU BEM' Rm 13:4

3- PUNIR O MAL, MESMO QUE SEJA DE FORMA incisiva. "Mas se fizeres o mal, teme, pois, não traz em vão A ESPADA, PORQUE É MINISTRO DE DEUS E VINGADOR EM IRA CONTA AQUELE QUE PRATICA O MAL"Rm 13:4.

4- AS ESCRITURAS NÃO FAZEM OBJEÇÃO AO CRISTÃO SER MILITAR, ATÉ PORQUE VAI ATUAR COMO AGENTE DE DEUS NAS 3 FUNÇÕES ACIMA: Não se vê na Bíblia nenhuma ordem dada à pessoas ligadas à política [cargos públicos], ou à polícia no sentido de abandonarem seus cargos: Lc 3:12-14; At 10:34-36; 16:31-36; Mt 8:5-13; Rm 16:23; Fl 4:22; Lc 1:3 [o pronome ‘excelentíssimo’ era usado para autoridades superiores At 23:26; 24:3; 26:25]. 

5-ASSIM UM CRISTÃO PODE SER MILITAR, PORÉM SÓ PODE SER SUBMISSO A AUTORIDADE QUANDO ELA AGE EM FAVOR DE DE DEUS CONTRA O MAL.

6- EM FIM, SÓ SE PODE PARTICIPAR DE UMA GUERRA, SE ESTA FOR UMA GUERRA JUSTA,
EM DEFESA DOS INOCENTES.
7- UMA GUERRA JUSTA NÃO PODE TER ALVOS CIVIS INOCENTES.
Assim por exemplo:
uM CRISTÃO QUE ESTÁ SERVINDO O SERVIÇO MILITAR DE UM PAÍS COMO A ALEMANHA NAZISTA, CUJOS OBJETIVOS SÃO ANTICRISTÃOS NÃO PODE IR A GUERRA.

Refutação de textos usados pelos pacifistas!

Is 2:4 Proibição de Serviço Militar ou Promessa de cessação de guerra?

1 ¶ Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e Jerusalém.
2  Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos.
3  Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.
4  Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
Isso é claramente uma profecia futura que se cumprirá no milênio, pois o texto sua a expressão: "últimos dias", "uma nação não levantará espada contra outra nação"  Será que já cessaram as guerras??
Utilizar este texto é o mesmo que dizer que devemos colocar bebês junto a cobras!!!!  Um absurdo

Is 11: 6  O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará.
7  A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi.
8  A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.
9  Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.





Mt 26:52 é um texto em favor do pacifismo?
Mt 26:51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.

52 Então Jesus disse-lhe: Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão

53 Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?

54 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?

55 Então disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e varapaus para me prender? todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes.

56 Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, deixando-o, fugiram.


Esse texto não pode ser utilizado em favor do pacifismo: pois:
1- Pedro agiu com violência sem justificativa, Jesus não foi nem sequer agredido fisicamente.
2- Jesus simplesmente disse que se ele ou alguem lançasse mão da espada para defendê-lo poderia até morrer em combate.
3- Ou seja trata-se de uma proibição de defesa violenta por parte dos cristãos ou de guerra em favor do cristianismo.
Lc 22:36  Então, lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma.
37  Pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito: Ele foi contado com os malfeitores. Porque o que a mim se refere está sendo cumprido.
38  Então, lhe disseram: Senhor, eis aqui duas espadas! Respondeu-lhes: Basta!

39 ¶ E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam.

Mateus 5:39 ensina literalmente oferecer a outra face?

"o próprio Jesus nunca virou a outra face. Quando ele foi atingido no rosto Jo 18:22, ele censurou os que lhe batiam dizendo "Se falei o que é correto por que me agrides? v.23. Por fim podemos dizer que o Sermão do Montanha não é favorável ao pacifismo, mas é contrario a uma postura retaliativa.Esse sermão não louva uma atitude passiva, mas condena o ativismo militante... Contudo, de forma alguma, Jesus exige que deixemos de defender nossas vidas ou as vidas de pessoas inocentes. Se fosse assim essa prática seria contraria a mesma lei acerca da qual Jesus disse que viria cumprir (Mt 5:17) (Etica cristã p.279, editora vida)
 ver EX 21:12 e 22:2

Ex 21:12 ¶ Quem ferir a outro, de modo que este morra, também será morto.

Ex 22:2  Se um ladrão for achado arrombando uma casa e, sendo ferido, morrer, quem o feriu não será culpado do sangue.



Mateus 5:39 é utilizado pelos pacifistas DE MANEIRA IRRESPONSÁVEL!
 Se Mateus 5:39 fosse aplicado ao ESTADO e AO GOVERNO HUMANO, o princípio do pacifismo, "não resisto ao mal" significaria a abolição da obrigatoriedade de cumprir a lei. NÃO HAVERIA POLICIAIS, JUÍZES E NEM PRISÕES. A SOCIEDADE TODA CAIRIA PRESA IMEDIATAMENTE NAS GARRAS DE MARGINAIS E CRIMINOSOS DE TODO TIPO, O QUE RESULTARIA EM TOTAL ANARQUIA. NADA PODERIA ESTAR MAIS LONGE DA MENTE DE CRISTO DO QUE A ESSA SELVAGERIA E BRUTALIDADE QUE GLORIFICAM A  satanás." (ENCICLOPÉDIA DE DIFICULDADES BÍBLICAS, P. 365)


1- Mt 5:35-39 refere-se ao dever do cristão como cidadão CIVIL, ou seja resolver um problema antes de entrar num tribunal e se sofrer agressão não revidar com a mesma agressividade.

2-Não deve pagar o mal com o mal Rm 12:17-19 (a vingança pertence a Deus). E o Estado é o representante de Deus em Ira para punir o mal Rm 13:4, portanto a vingança PERTENCE AO ESTADO!

3- PERCEBA Que Rm 12:17- até 13:7 faz parte do mesmo assunto:
Rm 12:17 até 13:6
7 Não torneis a ninguém mal por mal; cuidai em coisas dignas diante de todos os homens;
18 se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus; porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
20 Antes se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
1 ¶ Todo o homem esteja sujeito às autoridades superiores. Pois não há autoridade que não venha de Deus; e as que há, têm sido ordenadas por Deus.
2 De modo que aquele que se opõe à autoridade, resiste à ordenação de Deus; e os que resistem, trarão sobre si condenação.
3 Os magistrados não são para temor quando se faz o que é bom, mas quando se faz o que é mau. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;
4 porque a autoridade é ministro de Deus para o teu bem. Mas se fizeres o mal, teme; porque ela não traz debalde a espada; pois é ministro de Deus, vingador para exercer ira naquele que pratica o mal.
5 É necessário que lhe estejais sujeitos não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência.
6 Porquanto por isso também pagais tributo; pois os magistrados estão ao serviço de Deus, atendendo constantemente a isso mesmo.
7 ¶ Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

poder de ESPADA! (INCLUI A MORTE)
"NÃO É PRECISO SALIENTAR QUE A "ESPADA" RM 13:4 NÃO É SÍMBOLO DE PRISÃO, MAS DE PENA DE MORTE. AO COMPARECER PERANTE O SINÉDRIO SOB A PROTEÇÃO DE FESTO, DISSE PAULO:
"CASO, POIS TENHA EU´PRATICADO ALGUM MAL OU CRIME DIGNO DE MORTE, ESTOU PRONTO PARA MORRER" AT 25:11).
 ESTÁ BEM CLARO QUE ESSA PALAVRAS CONSTITUEM O RECONHECIMENTO DA PARTE DO APÓSTOLO DE QUE O ESTADO CONTINUA A DETER O PODER DE VIDA E DE MORTE, NA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA, COMO OCORRIA OS DIAS DE NOÉ GN 9:6"  (ENCICLOPÉDIA DE DIFICULDADES BÍBLICAS, P. 365)


conclusões finais
1- Deus delegou autoridade ao ESTADO (governo humano) para punir o mal e fazer justiça e fazer o bem , desde o Antigo Testamento Gn 9:6; Rm 13:1-6; 1 Pe 2:13-14.

2- Podendo até mesmo aplicar a pena de morte Rm 13:1-6; At 25:11 (depende dos cidadãos elegê-la ou não como método punitivo)

3-O ESTADO ENTÃO É O VINGADOR DO CIDADÃO DE BEM RM12:17 A RM 13:1-6, POIS É MINISTRO DE DEUS OU AGENTE DA IRA (JUSTIÇA).

4- POTANTO O CIDADÃO CIVIL A PRINCÍPIO NÃO PODE VINGAR-SE, MAS BUSCAR A VINGANÇA DO ESTADO, CASO SEJA GRAVE.

5- A BÍBLIA NÃO SE OPÓE AO CRISTÃO SER MEMBRO DO GOVERNO OU DE ORDENS MILITARES.Não se vê na Bíblia nenhuma ordem dada à pessoas ligadas à política [cargos públicos], ou à polícia no sentido de abandonarem seus cargos: Lc 3:12-14; At 10:34-36; 16:31-36; Mt 8:5-13; Rm 16:23; Fl 4:22; Lc1:3 [o pronome ‘excelentíssimo’ era usado para autoridades superiores At 23:26; 24:3; 26:25].

6- LOGO UM CRISTÃO PODE IR A GUERRA OU MATAR ALGÚEM NO EXERCICIO DE SUA FUNÇÃO COMO MILITAR, MAS SOMENTE PARA PUNIR O MAL E FAZER O BEM AOS INOCENTES (GUERRA JUSTA, CASOS EXTREMOS DE PERIGO DE MORTE A TERCEIROS E OUTROS).

7- LOGO O PACIFISMO É ERRADO E CUMPLICE DO BANDITISMO.
8- A Bíblia realmente ensina que a humanidade “está sob o poder do malígno” I Jo 5:10 NVI, pois vivem sob o pecado Jo 8:34-44; contudo os cristãos autênticos não estão mais sob o poder de Satanás Ef 2:1-8; I Jo 5:18.

Satanás só atua naqueles que não se converteram, portanto não é incompatível um cristão ser político ou votar, antes a Bíblia ensina a orarmos por aqueles que estão investidos de autoridade 2 Tm 2:1-2 “para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda piedade e dignidade”, no verso seguinte Paulo diz que para que isto aconteça, tais “homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” NVI .

José era primeiro ministro no Egito Gn 41:41-44 e também Daniel no império Babilônico Dn 2:48; 5:29 e Persa Dn 6:2 exerceu cargos políticos sem se corromper.

SE OMITIR COMO AS TESTEMUNMHAS DE JEOVÁ É DEIXAR AO CARGO DOS FILHOS DE MALÍGNO QUE FAÇAM LEIS INJUSTAS E FAÇAM O MAL.

"AQUELE QUE PODE FAZER O BEM E NÃO FAZ ESSE PECA" Tiago 4:17

Literatura recomendadaÉtica Cristã, Norma Geisler, Editora vida)

FALSA PROFECIA DA GERAÇÃO QUE NÃO PASSARÁ



As Testemunhas de Jeová profetizaram claramente que alguns da geração de 1914 estariam vivos para ver o armagedom. As publicações do as Testemunhas de Jeová a partir de 1995 não fazem mais essa afirmação, pois viram que tal profecia não ocorreu, esta mudança está na Sentinela 1/111995 e 1/05/1999.


Mas isto pode ser visto na parte interior de cada capa da revista ‘Despertai’ anterior a esta data, e em livros como o
(O Reino de Deus – o Nosso Iminente Governo Mundial, 1977, p. 155 e 156) “ Os daqueles de nós, ‘escolhidos’, hoje ainda vivos, que presenciamos o irrompimento da Primeira Guerra Mundial em 1914,... Sabemos que somos da ‘geração’ que viu o começo dessas coisas em 1914, no fim dos Tempos dos Gentios, e cremos na garantia de Jesus, de que esta mesma ‘geração’ nossa verá o fim dessas coisas significativas, todas culminando em o Reino triunfante assumir o controle total sobre todos os assuntos humanos.” 

Um dos livros mais usados pelas TJ, ‘Raciocínio à base das Escrituras’ ensina na p. 112: “Antes que os últimos membros da geração que já existia em 1914 desapareçam do cenário, todas as coisas preditas ocorrerão, inclusive a ‘grande tribulação’, na qual será eliminado o presente mundo iníquo.”A página 419 do mesmo livro diz: “O atual sistema iníquo de coisas, que se estende mundialmente, entrou nos seus últimos dias em 1914, e alguns da geração que vivia então estarão também presentes para observar seu fim completo na ‘grande tribulação’”
Depois na página 426-427 afirmam dogmaticamente: “Como sabe se uma geração futura não se enquadrará na profecia até mesmo melhor do que a atual? ... Combinar esses eventos mundiais com esta profecia é como combinar uma impressão digital com a da pessoa a quem ela pertence. Não haverá outra pessoa com a mesma impressão. Da mesma forma, o padrão dos eventos que começaram em 1914 não se repetirá numa geração futura.”
Ainda no citado livro na p. 385 afirmam novamente que “alguns dos que viram os acontecimentos de 1914 verão também a destruição total do atual mundo iníquo;...”
Ver também em:
‘Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra’,1989, p.154;

‘Unidos na Adoração do único Deus Verdadeiro’, 1983, p. 169-170, 176;

‘Podeis sobreviver ao Armagedom para o Novo Mundo de Deus, 1959, p. 50;

‘Está próximo o reino’1953, p. 343, etc

PROFECIAS EM NOME DE JEOVÁ: DT 18:21-22


olha como são descarados!
Obs* A Sentinela, 01/11/1995, p. 17,19 disse:

"O povo de Jeová, ansioso de ver o fim deste sistema iníquo, às vezes tem especulado sobre quando irromperia a 'grande tribulação', até mesmo relacionando isso com cálculos sobre a duração da vida duma geração desde 1914. No entanto, 'introduzimos um coração de sabedoria', não por especular sobre quantos anos ou dias constituem uma geração, mas por refletir em como 'contamos os nossos dias' em dar alegre louvor a Jeová. (Salmo 90:12) Em vez de estabelecer uma regra para a medição do tempo, o termo 'geração', conforme usado por Jesus, refere-se principalmente a pessoas contemporâneas de um certo período histórico, com as características indicadoras delas." 
“Consequentemente, no cumprimento final da profecia de Jesus hoje, “esta geração” aparentemente refere-se àquelas pessoas que vêem o sinal da presença de Cristo mas deixam de corrigir os seus caminhos.” quanta hipocrisia: COMO VIMOS FOI O CORPO GOVERNANTE QUEM ESPECULOU E PROFETIZOU O FIM DO MUNDO!
MULETA QUEBRADA
O texto de Pv 4:18, freqüentemente usado pelas TJ quando em frente a tais questionamentos, fala do procedimento [vereda ou caminho]do justo em oposição à vereda do ímpio Pv 4:14-27.

Esse texto não justifica falsas profecias faladas em nome de Jeová. Também para justificar tais falsas profecias citam Lc 21:24 e At 1:6, dizendo que os apóstolos tiveram expectativas erradas, porém eles nunca disseram falsas profecias como as TJ.

FALSA PROFECIA DO ANO 2000


A Sentinela, 1.º de Janeiro de 1989, p. 12, parágrafo 8:
"O apóstolo Paulo servia de ponta de lança na atividade missionária cristã. Ele também lançava o alicerce para uma obra que seria terminada em nosso século 20."


Anuário das Testemunhas de Jeová 1989, p. 3, parágrafo 3:
"Quantos aceitarão o convite? A visão de João, registrada em Revelação 7:9, tinha de tornar-se realidade. Ele viu "uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos". Com confiança no pleno cumprimento da visão, durante as décadas deste século 20, o restante ungido da classe da noiva nunca deixou de dizer: "Vem!" Fez-se todo empenho para divulgar a mensagem a todas as nações."


serviço militar e os primeiros cristãos


“... os verdadeiros cristãos... não interferem no que os outros fazem no que diz respeito a participarem em cerimônias patrióticas, servirem nas forças armadas, unirem-se a partidos políticos, buscarem um cargo político ou votarem. Mas eles próprios adoram unicamente a Jeová, o Deus da Bíblia; dedicaram a vida sem reserva a ele e dão pleno apoio a Seu Reino.”(Raciocínios à base das Escrituras, p. 260-261, 1985.)
O corpo governante ensina que a Bíblia diz que os cristãos não devem se envolver na política, cita trechos como Jo 17:16; 6:15; 18:36; Tg 4:4 e outros que trazem o diabo como príncipe deste mundo Jo 14:30; 16:11; deus deste mundo 2 Co 4:4



Argumento Histórico do Corpo Governante:
livro Raciocínios 69-70

Os Conhecidos Como Primitivos Cristãos. Os primitivos cristãos negavam-se a servir no exército romano, tanto nas legiões como na auxilia, considerando tal serviço totalmente incompatível com os ensinos do cristianismo.
Diz Justino, o Mártir, do segundo século EC, no seu “Diálogo com o Judeu Trífon” (CX): “Nós, que estávamos cheios de guerra, e de matança mútua, e de toda iniqüidade, transformamos cada um de nós, em toda a terra, as nossas armas guerreiras, — as nossas espadas em relhas de arado, e as nossas lanças em implementos de lavoura.” (The Ante-Nicene Fathers [Os Pais Antenicenos], Vol. I, p. 254)

 No seu tratado “A Grinalda, ou De Corona” (XI), ao considerar “se a guerra é mesmo apropriada para os cristãos”, Tertuliano (c. 200 EC) argumentou à base das Escrituras a ilegalidade até mesmo da própria vida militar, concluindo: “Proscrevo para nós a vida militar.” — The Ante-Nicene Fathers, 1957, Vol. III, pp. 99, 100.
“Uma cuidadosa análise de toda a informação disponível mostra que, até o tempo de Marco Aurélio [121-180 EC], nenhum cristão tornou-se soldado; e nenhum soldado, depois de tornar-se cristão, permanecia no serviço militar.” (The Rise of Christianity [A Ascensão do Cristianismo], de E. W. Barnes, 1947, p. 333) “Ver-se-á logo que a evidência da existência de um único soldado cristão entre 60 e cerca de 165 A.D. é extremamente insignificante; . . . até o reinado de Marco Aurélio, pelo menos, nenhum cristão se tornava soldado após seu batismo.” (The Early Church and the World [A Igreja Primitiva e o Mundo], de C. J. Cadoux, 1955, pp. 275, 276)
“No segundo século, o cristianismo . . . tinha afirmado a incompatibilidade do serviço militar com o cristianismo.” (A Short History of Rome [Breve História de Roma], de G. Ferrero e C. Barbagallo, 1919, p. 382)
“O comportamento dos cristãos era muito diferente daquele dos romanos. . . . Visto que Cristo havia pregado a paz, recusavam-se a tornar-se soldados.” (Our World Through the Ages [Nosso Mundo no Decurso das Eras], de N. Platt e M. J. Drummond, 1961, p. 125) “Os primitivos cristãos pensavam ser errado lutar, e não serviam no exército mesmo quando o Império precisava de soldados.” (The New World’s Foundations in the Old [Os Alicerces do Novo Mundo se Acham no Antigo], de R. e W. M. West, 1929, p. 131)
 “Os cristãos . . . evitavam cargos públicos e o serviço militar.” (“Perseguição dos Cristãos na Gália, A.D. 177”, de F. P. G. Guizot, em The Great Events by Famous Historians [Os Grandes Eventos Contados por Historiadores Famosos], editado por R. Johnson, 1905, Vol. III, p. 246)
 “Ao passo que eles [os cristãos] inculcavam as máximas da obediência passiva, recusavam-se a tomar qualquer parte ativa na administração civil ou na defesa militar do império. . . . Era impossível que os cristãos, sem renunciarem a um dever mais sagrado, pudessem assumir o caráter de soldados, de magistrados ou de príncipes.” — The Decline and Fall of the Roman Empire (O Declínio e a Queda do Império Romano), de Edward Gibbon, Vol. I, p. 416.

Refutação Histórica:

Algumas das citações cima na verdade são imprecisas, pois:
1-não menciona por exemplo o fato de Tertuliano achar normal a presença de cristãos no exército e depois mudar de opinião!!
2-alguns cristãos de fato recusavam-se a se tornar soldados e não todos. Tertuliano e Orígenes eram casos isolados de pais da igreja. 
3- não se tem evidencia alguma que os crsitãos abandonavam o exercito. Essas fontes contradizem outras abaixo e contrariam os textos do Novo testamento:

"no primeiro século este último não fosse motivo de preocupação. Naquele tempo, os cidadãos raramente serviam o exército; soldados eram mercenários, geralmente vindos de províncias limítrofes.." (Explorando do mundo do Novo Testamento, Editora Atos, p. 114) Assim de fato havia poucos cristãos no 1º século.

"Foi apenas posteriormente ao primeiro século da nossa era que os homens tais como Tertuliano e Orígenes mantiveram que a profissão de armas e a fé cristã eram incompatíveis (DAC, II, 656)" (O Novo Dicionário da Bíblia, edição em 1 volume , Editora Vida Nova,p. 687)

"O serviço militar nunca é uma coisa que é condenada em si mesma no Novo Testamento...Quando os soldados vieram até João Batista, este não ordenou a abandonarem a sua profissão. Pelo contrário disse: A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa, e contentai-vos com o vosso soldo Lc 3:14" (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Editora Vida Nova, p.937)


Tertuliano[160-220] escrevendo (Apologia 42) no fim do séc. II, assinala a presença dos cristãos na vida social: ‘Nós cristãos, não vivemos à margem do mundo; freqüentamos, como, vós, o forum, os banhos, as oficinas, as lojas, os mercados, as praças públicas; nós exercemos a profissão de marinheiro, soldado, agricultor, comerciante; nós colocamos a vosso serviço nosso trabalho e nossa indústria”

Eusébio [264-340] narra-nos que, no início da perseguição de Diocleciano [reinou de 284-305], uma pequena cidade da Frígia era toda cristã, inclusive toda a magistratura municipal... 
De Séptímio Severo[193-211] a Diocleciano, encontramos, freqüentemente, cristãos exercendo cargos no palácio imperial. 
Segundo Eusébio, personagens importantes da corte de Diocleciano e membros da alta magistratura eram cristãos e, por um ato de boa vontade imperial, estavam dispensados da assistência às cerimônias pagãs..
Os numerosos soldados mártires da época pré-constantiniana atestam que, de um modo geral, a profissão militar não foi considerada incompatível com a religião cristã....É verdade que Tertuliano (De Corona militis e De Idolatria), anos depois de observar com entusiasmo que os cristãos exerciam a profissão de soldado, pregou a incompatibilidade entre o serviço militar e o Cristianismo, Orígenes escreveu também no mesmo sentido. Embora tais considerações tivessem tido certa repercussão entre numerosos espíritos, a maioria de cristãos continuou a considerar lícita a carreira militar. Tertuliano e Orígenes representavam uma corrente isolada e não o pensamento coletivo e dominante da igreja,...
O bom senso popular resistiu a essas teorias ou as ignorou, pois os cristãos continuaram, mais ou menos numerosos, a servir nos exércitos e outros pensadores cristãos ilustres, como Clemente de Alexandria, o próprio mestre de Orígenes, sancionaram explicitamente a compatibilidade da profissão do Cristianismo com a profissão militar e com todas as outras,..
.Os soldados cristãos eram numerosos na época da perseguição de Décio[reinou de 249-251] e Valeriano[reinou de 253-260]. No período de paz inaugurado por Galeno esse número aumentou consideravelmente. 
E na época da tetrarquia, contavam-se inúmeros soldados cristãos nas forças armadas dos quatro imperadores. ‘Não somente Diocleciano [284-305] e Constâncio, favoráveis à sua religião, mas Maximiano Hércules e Galério, aceitavam sua presença, não lhes exigindo ato algum de idolatria.’ Lembremos que a perseguição inspirada por Galério começou com a eliminação dos soldados cristãos.( História de Roma, 1981, Ed. Vozes p. 359-361)

Quanto a citação de Justino Mártir ele simplesmente está mostrando que quando um crsitão se converte ele abandona a violencia!!! A citação em si não prova que ele era contra o serviço militar


Refutação Bíblica.              
  •   A Bíblia realmente ensina que a humanidade “está sob o poder do malígno” I Jo 5:10 NVI, pois vivem sob o pecado Jo 8:34-44; contudo os cristãos autênticos não estão mais sob o poder de Satanás Ef 2:1-8; I Jo 5:18. 
  • Satanás só atua naqueles que não se converteram, portanto não é incompatível um cristão ser político ou votar, antes a Bíblia ensina a orarmos por aqueles que estão investidos de autoridade 2 Tm 2:1-2 “para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda piedade e dignidade”, no verso seguinte Paulo diz que para que isto aconteça, tais “homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” NVI
  • José era primeiro ministro no Egito Gn 41:41-44 e também Daniel no império Babilônico Dn 2:48; 5:29 e Persa Dn 6:2 exerceu cargos políticos sem se corromper.
  •  Não se vê na Bíblia nenhuma ordem dada à pessoas ligadas à política [cargos públicos], ou à polícia no sentido de abandonarem seus cargos: Lc 3:12-14; At 10:34-36; 16:31-36; Mt 8:5-13; Rm 16:23; Fl 4:22; Lc1:3 [o pronome ‘excelentíssimo’ era usado para autoridades superiores At 23:26; 24:3; 26:25].


Quanto a questão da guerra ver "o cristão e a guerra" 

http://testemunhasdejeovarefutadas.blogspot.com.br/2013/03/o-cristao-guerra-e-pena-de-morte.html

terça-feira, 26 de março de 2013

Espírito Santo- pessoa e Deus



Veja os argumentos falsos do corpo governante:
 Livro Raciocínios p.143, 399
Que é o espírito santo?
Uma comparação dos textos bíblicos que se referem ao espírito santo indica que se fala de pessoas ficarem ‘cheias’ com tal espírito santo; que elas podem ser ‘batizadas’ com ele; e que podem ser ‘ungidas’ com ele. (Luc. 1:41; Mat. 3:11; Atos 10:38) Nenhuma destas expressões seria apropriada se o espírito santo fosse uma pessoa.
Jesus também se referiu ao espírito santo como “ajudador” (grego: pa·rá·kle·tos), e disse que este ajudador ‘ensinaria’, ‘daria testemunho’, ‘falaria’ e ‘ouviria’. (João 14:16, 17, 26; 15:26; 16:13) Não é incomum nas Escrituras que algo seja personificado. Por exemplo, diz-se que a sabedoria tem “filhos”. (Luc. 7:35) Fala-se do pecado e da morte como sendo reis. (Rom. 5:14, 21) Embora alguns textos digam que o espírito “falou”, outras passagens tornam claro que isto foi feito mediante anjos ou humanos. (Atos 4:24, 25; 28:25; Mat. 10:19, 20; compare Atos 20:23 com  21:10, 11.) Em 1 João 5:6-8, não só o espírito, mas também “a água, e o sangue” são mencionados como ‘dando testemunho’. Portanto, nenhuma das expressões encontradas nestes textos provam em si mesmas que o espírito santo seja uma pessoa.
A correta identificação do espírito santo deve ajustar-se a todos os textos que se referem a esse espírito. Com tal conceito, é lógico concluir que o espírito santo seja a força ativa de Deus. Não é uma pessoa, mas a poderosa força que Deus faz emanar de si mesmo para realizar sua santa vontade. — Sal. 104:30; 2 Ped. 1:21; Atos 4:31.
As Escrituras Sagradas nos dão o nome pessoal do Pai — Jeová. Elas nos informam que o Filho é Jesus Cristo. Mas, em parte alguma das Escrituras se dá um nome pessoal ao espírito santo.
Atos 7:55, 56 relata que Estêvão recebeu uma visão do céu, onde viu “Jesus em pé à direita de Deus”. Mas não diz ter visto o espírito santo. (Veja também Revelação 7:10; 22:1, 3.)
 w04 15/5 29-30

A Sentinela 2004, 15/5 29-30
• Como é possível contristar o espírito santo de Deus, visto que ele não é uma pessoa?
Foi o apóstolo Paulo que escreveu: “Não contristeis o espírito santo de Deus.” (Efésios 4:30) Alguns acham que essas palavras indicam que o espírito santo é uma pessoa. No entanto, publicações do “mordomo fiel” têm muitas vezes fornecido provas bíblicas e históricas de que os primeiros cristãos não criam que o espírito santo fosse uma pessoa, nem um deus igual ao Altíssimo, parte duma suposta Trindade. (Lucas 12:42) De modo que Paulo não se referiu ao espírito santo de Deus como sendo uma pessoa
O espírito santo de Deus é a sua invisível força ativa. (Gênesis 1:2) João predisse que Jesus batizaria “com espírito santo”, assim como João batizava com água. (Lucas 3:16) No Pentecostes de 33 EC, uns 120 discípulos “ficaram cheios de espírito santo” — obviamente não de uma pessoa. (Atos 1:5, 8; 2:4, 33) Esses ungidos receberam uma esperança celestial, e o espírito de Deus os guiou numa vida de fidelidade. (Romanos 8:14-17; 2 Coríntios 1:22) Esse espírito produziu frutos piedosos e os ajudou a evitar as pecaminosas “obras da carne” que poderiam resultar na desaprovação divina. — Gálatas 5:19-25.

Estudo perspicaz 1 p. 368:

Visto que Jesus era o Filho e representante direto de Deus, as coisas faladas contra ele podem também, corretamente, ser definidas como blasfêmia. (Lu 22:65) Assim, também, visto que o espírito santo, ou força ativa, emana de Deus e está intimamente relacionado com a pessoa de Deus, Jesus podia falar sobre a “blasfêmia contra o espírito”. 
Estudo perspicaz ; 2 p,34

Não é uma pessoa. Foi só no quarto século EC que o ensino de o espírito santo ser uma pessoa e parte da “Divindade” tornou-se dogma oficial da igreja. Os primitivos “pais” da igreja não ensinavam isso; Justino, o Mártir, do segundo século EC, ensinava que o espírito santo era ‘uma influência ou um modo de agir da Deidade’; Hipólito tampouco atribuiu personalidade ao espírito santo. As próprias Escrituras estão unidas em mostrar que o espírito santo de Deus não é uma pessoa, mas é a força ativa de Deus, pela qual ele realiza seus propósitos e executa sua vontade
Personificação não prova personalidade. É verdade que Jesus falou do espírito santo como “ajudador” e falou de tal ajudador como ‘ensinando’, ‘dando testemunho’, ‘dando evidência’, ‘guiando’, ‘falando’, ‘ouvindo’ e ‘recebendo’. Ao fazer isso, o grego original mostra que Jesus, às vezes, aplicava o pronome pessoal masculino a este “ajudador” (paracleto). (Veja Jo 14:16, 17, 26; 15:26; 16:7-15.) No entanto, não é incomum, nas Escrituras, que aquilo que realmente não é pessoa seja personalizado ou personificado. A sabedoria é personificada no livro de Provérbios (1:20-33; 8:1-36); e formas pronominais femininas são usadas para ela no original hebraico, como também em muitas traduções. A sabedoria é também personificada em Mateus 11:19 e em Lucas 7:35, onde é apresentada como tendo tanto “obras” como “filhos”. O apóstolo Paulo personalizou o pecado e a morte, e também a benignidade imerecida, como ‘reinando’. (Ro 5:14, 17, 21; 6:12) Fala do pecado como “recebendo induzimento”, ‘produzindo cobiça’, ‘seduzindo’ e ‘matando’. (Ro 7:8-11) Todavia, é óbvio que Paulo não queria dizer que o pecado era realmente uma pessoa.
Não tem identificação como pessoa. Visto que o próprio Deus é Espírito e é santo, e visto que todos os seus fiéis filhos angélicos são espíritos e são santos, é evidente que, se o “espírito santo” fosse pessoa, as Escrituras deveriam razoavelmente fornecer alguns meios para diferenciar e identificar tal pessoa espiritual dentre todos esses outros ‘espíritos santos’. Seria de esperar que, pelo menos, se usasse o artigo definido para ele em todos os casos onde não é chamado de “espírito santo de Deus”, ou não é modificado por alguma expressão similar. Isto pelo menos o distinguiria como O Espírito Santo. Mas, ao contrário, em grande número de casos, a expressão “espírito santo” aparece no grego original sem o artigo, indicando assim ausência de personalidade. — Veja At 6:3, 5; 7:55; 8:15, 17, 19; 9:17; 11:24; 13:9, 52; 19:2; Ro 9:1; 14:17; 15:13, 16, 19; 1Co 12:3; He 2:4; 6:4; 2Pe 1:21; Ju 20, Int e outras traduções interlineares

Refutação histórica:

Justino de Roma (Justino Mártir)  escreveu por volta do ano 155d.C:"Nós porém do Deus verdadeiríssimo, pai da justiça, do bom senso e das outras virtudes, no qual não há mistura da maldade. A ele a o Filho, ...e ao Espírito profético, nós cultuamos e adoramos..."   Justino de Roma1 apologia 6, Editora Paulus, p. 23

Atenágoras escreveu por volta do ano 177 d.C: "Com efeito, dizemos que o mesmo Espírito Santo, que opera nos que falam profeticamente  é uma Emanação de Deus, emanando e voltando como um raio de sol. Portanto, quem não se surpreenderá ao ouvir chamar de ateus indivíduos que admitem um Deus Pai, um Deus Filho e um Espírito Santo, que mostram seu poder na unidade e sua distinção na ordem? Padres Apologistas Petição em favor dos cristãos 10,p.131

Irineu de Lião escreveu por volta de 180 d.C: "E este Deus é verdadeiramente Espírito de Deus..." (Contra as Heresias 2º livro 30,8, p.228)
Desde sempre, de fato, ele tem junto de si o verbo e a sabedoria, o Filho  e o Espírito. É por meio deles e neles que fez todas as coisas, soberanamente e com toda liberdade, e é a eles que se dirige, quando diz "Façamos o homem á nossa imagem e semelhança" ( Contra as Heresias, livro IV, 20,1p. 427)

Teófilo de Antioquia escreveu por volta de 180 d.C."...são tipos da Trindade: de Deus, de seu Verbo, e de sua Sabedoria."  Nota de Rodapé: "Em são Teófilo, como em Santo Irineu (cf. Contra Her., 4:20), o Espírito Santo é dito a Sabedoria"  (Teófilo de Antioquia, Antologia dos santos padres, Edições Paulinas,  p. 106)

Tertuliano morreu em 220 d.C  "que dispõe a unidade na Trindade, e estabelece o Pai, o Filho e o Espírito Santo como três: não pela qualidade e sim pela sequência, não pela substância e sim pelo aspecto, não pelo poder mas pela manifestação, sendo pois de uma substância, de uma qualidade e de um poder,..."  ...porque Cristo é o Deus que reina sobre tudo, que ordenou a purificação do pecado, e renovou o velho homem" (Tertuliano, Contra Práxeas Antologia dos santos padres,  p.166)

Conclusão: O corpo governante acha que as pessoas hoje são idiotas a ponto de não consultar os livros!!!!
Deixa a entender que Hipólito não era trinitário, ao contrário: "o Verbo de Deus é o único ser saído de Deus; por isso é Deus, sendo substância de Deus. Quanto ao mundo, foi tirado do nada; por isso não é de Deus e é capaz de ser destruído conforme a vontade do Criador ( Hipólito,Philosophumena,Antologia dos santos padres, Edições Paulinas,  p.177)

Refutação Bíblica

O Espírito Santo é um espírito?
Interessante é que as TJ reconhecem que Deus é espírito Jo 4:24; que os anjos são espíritos Hb 1:14; que os demônios são espíritos Lc 4:35-36; reconhecendo que todos eles são seres pessoais, porém dizem que o Espírito Santo é uma ‘força’, isso é coerente?

A questão do artigo definido
 Em João 1 nos versículos 6, 12 e 18 'Deus' no grego está também sem o artigo definido, será então que Deus Pai não é uma pessoa? Indicaria isso ausência de personalidade?

A questão da expressão ser batizado no Espírito Santo 
Gl 3:27 e Rm 6:3 falam do  batismo em Cristo [do qual o batismo em água é símbolo] que acontece quando a pessoa através da habitação do Espírito Santo passa a pertencer a  Cristo. Será que Cristo não é uma pessoa? Pois o corpo governante diz que a expressão batismo não é apropriada a uma pessoa!!! 

A questão de ser derramado, ou cair etc.
Paulo usou a expressão libação (ser derramdo como oferta)
2 Timóteo 4:6  Porque eu já estou sendo oferecido {Gr. derramado como libação} por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo
usando da simbologia do Espirito Santo como chuva a bíblia fala de cair o Espírito Santo (ver símbolos abaixo)

Atos 10:44  Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
Atos 11:15  Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio


A questão de ver ou não o Espírito Santo:
O fato de Estevão não ter visto o Espírito Santo não prova que ele não seja uma pessoa ou Deus. Esse é o argumento do silêncio. Dizer isso é ir além do que está escrito 2 Co 4:6" não ultrapasseis o que está escrito" 
O corpo governante diz que nas visões do trono não se viu  o Espírito Santo. Na verdade Deus Pai é invisível e ninguém o viu na usa essência, mas apenas em teofanias mesmo nos casos de visões do  trono de Deus (manifestações visíveis)


1 Timóteo 6:16  o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
Colossenses 1:15  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

1 Timóteo 1:17  Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém
Veja as teofanias:

Isaías 6:1  No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
Na verdade a Bíblia diz sim que João viu Jesus na forma de um animal (todas as vezes no livro do apocalipse), um cordeiro, o que não é uma pessoas!!) e viu o Espírito Santo na forma de olhos e tochas de fogo
Apocalipse 5:6  Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.

Apocalipse 1:4  João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono

Apocalipse 4:5  Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.



1- O Espírito Santo é uma Pessoa (Divina).

A)- O Espírito Santo tem todos os componentes essenciais de uma personalidade: intelecto (Rm 8:26,27; I Co 2:10,11,16; etc.), sensibilidade (Rm 8:26,27; Ef 4:30; Rm 15:30; Is 63:10; etc.) e vontade (Hb 2:4; I Co 12:11; Rm 8:27; etc). Assim não se trata de personalização!!!

A palavra hebraica “ruach” pode ser traduzida por “espírito, fôlego, vento” dependendo do contexto, mas nunca por “força ativa” como faz a TNM em Gn 1:2.

B)- Associações pessoais 
                Mateus 28:19; Apocalipse 1:4,5 e II Coríntios 13:13.

C)- Atos pessoais:
·       Revela, motiva, capacita (II Pe 1:21)
·       Sonda a mente de Deus(I Co 2:10)
Conhece a mente de Deus (1 Co 2:11)
·       Fala (não somente mediante homens, mas também a homens diretamente) (Ap 22:17; At 13:2; 11:12; Ap 2:7; II Cr 18:24; At 8:29)
 2Cr 18:23,24  Por onde saiu o Espírito do SENHOR para falar a ti? Disse Micaías: Eis que o verás naquele mesmo dia, quando entrares de câmara em câmara, para te esconderes

At 11:1212  Então, o Espírito me disse que eu fosse com eles, sem hesitar. Foram comigo também estes seis irmãos; e entramos na casa daquele homem.

At 8:29  Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o


·       Testifica (Jo 15:26; Rm 8:16)
·       Impede (At 16;6,7)
·       Convence (Jo 16:8-11)
·       Glorifica a Cristo (Jo 16:14)
·       Regenera ( Jo 3:5; Tt 3;5)
·       Julga (At 15:28)
·       Advoga (Jo 14:16)
·       Convida (Ap 22:17)
·       Contende (Gn 6:3)
·       Ensina (Jo 14:26)Ne 9:20)
·       Guia (Jo 16:13)

D)-Pronomes pessoais:
Ele, Aquele, etc. João 16:8,13,14 (ekeinos).

E)- Tratamento pessoal, Ele pode ser:
·       Submetido a teste (At 5:9)
·       Entristecido (Is 63:9,10; Ef 4:30)
·       Blasfemado (Mt 12:31,32)
·       Resistido (At 7:51)
·       Insultado ( Hb 10:29)
·       Podemos mentir à Ele ( At 5:3)

F)- Nomes pessoais e títulos:
1.     Advogado, Consolador ou Ajudador (Jo 14:16,26)
2.     Espírito da verdade (Jo 14:17)
3.     Espírito de vida (Rm 8:2)
4.     Espírito de graça (Hb 10:29)
5.     Espírito de adoção (Rm 8:15; Gl 4;5,7)
6.     Espírito Santo (Ef 4:30)
7.     Espírito de Jesus (At 16:7)
8.     Espírito de Jesus Cristo (Fl 1:19)
9.     Espírito de Cristo( Rm 8:9)
10.  Espírito de Deus (I Jo 4:2; Rm 8:9)
11.  Espírito Eterno (Hb 9:14)
12.  Espírito do Senhor (Lc 4:18)
13.  Espírito da Santidade (Rm 1:4)
  •   Todo nome tem significado com por exemplo, Yhwh (aquele que existe por si mesmo), Jesus (Yhwh é salvação), etc. 
  • Assim também cada um desses nomes (títulos)revelam a própria Pessoa, sua obra, seu caráter, etc. 
  • Assim também os nomes do Espírito Santo identificam sua natureza (2,4,6,11), sua obra (1,3,13), sua Divindade (10,12), sua relação com Jesus Cristo (7,8,9), pois foi Jesus Cristo quem enviou o Espírito Santo após sua ascensão (At 16:7) e foi o Espírito Santo que inspirou as profecias messiânicas (I Pe 1:11).
  • O Espírito Santo também é chamado de Deus, Senhor e Yahweh (portanto tem nome pessoal) ver abaixo

G)- O termo “7 espíritos de Deus” se refere a plenitude da manifestação do Espírito Santo que estava sobre Jesus Cristo e foi por Ele enviado por toda a terra (Ap 1:4; 4:5;5:6; Is 11:12; Lc 4:18; Jo 16:7)
Alguns símbolos são empregados para descrever a obra do Espírito Santo:
Azeite = capacitação (At 10:38; I Sm 16:13).
Fogo = transformação e fervor (Lc 3:16; I Ts 5;19).
Água = purificação Tt 3:5
Chuva = batismo com o Espírito Santo (At 10:44; 2:17)
Pomba = paz, pureza (Lc3:22)
Rio = fonte de paz, poder, etc.(Jo 7:38,39)
Selo = segurança da salvação (Ef 1:3)
è     Jesus e o Pai são também simbolizados por: rocha, água, sombra, fogo, vento,etc. Se utiliza de matáforas ao falar deles: porta, escudo, caminho, pão etc. Tudo isso são coisas impessoais mas não torna Jesus ou Deus Pai seres impessoais!

H)- Ficar cheio do Espírito Santo é ficar cheio do poder ou “revestido de poder” (Mq 3:8; Lc 24:49; At 1:4,5,8; 2:4), é ser batizado(envolvido) com o poder do Espírito Santo
Até mesmo demônios (seres pessoais) habitam em seres humanos (Jo 13:27; Lc 22:4; Mc 1:23-25), assim também a Pessoa do Espírito Santo habita nos salvos (Jo 14:17; I Co 6:19). 

I) Gl 3:27 e Rm 6:3 falam do  batismo em Cristo [do qual o batismo em água é símbolo] que acontece quando a pessoa através da habitação do Espírito Santo passa a pertencer a  Cristo. Será que Cristo não é uma pessoa? Pois o corpo governante diz que a expressão batismo não é apropriada a uma pessoa!!! 

j)- Diante de todas estas evidências vimos que a Bíblia não “personifica o espírito santo pois nem a morte (Rm 5:14) e a sabedoria (Pv 1:20,21) possuem todas as evidências aqui apresentadas e acima disso tudo a Pessoa do Espírito Santo é Divina.

2- O Espírito Santo é Divino.
  • O Espírito Santo é o “outro Consolador-Ajudador” (Jo 14:16) outro (allos) significa outro da mesma natureza ou do mesmo tipo. 
  • Se o Espírito Santo fosse uma força o termo usado seria heteron. Sabendo que Jesus é Deus, o outro Consolador (parákleto = advogado), teria que ser uma outra Pessoa Divina (do mesmo tipo). 
  • Por isso o Espírito Santo é chamado de Deus em Atos 5:3,4 e de Senhor em II Co 3:16-18, pois Senhor no grego (kyrios) eqüivale ao hebraico Yahweh
  • Este trecho fala do ministério do Espírito (II Co 3:6,8) e fala que o Espírito é o Senhor, assim como o Pai e o Filho (Mt 4:7; Fl 2:11), ou seja o Soberano do Universo, que nos transforma segundo Sua imagem; e identifica o Espírito Santo como sendo o Senhor com quem Moisés falava e refletia glória (II Co 3:7,13), pois o versículo 17 diz; “O Senhor é o Espírito”.

A)-Títulos Divinos:
Deus (At 5:3,4); 
Senhor (II Co 3:16-18); 
16  Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado.
17  Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
18  E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
obs: a TNM diz: "Jeová é o Espírito"
Yahweh (At 7:51 com II Rs 17:14; Jz 15:14 com 16:20; Ex 17:7 com Hb 3:7,9; At 28:25,26 com Is 6:8,9). Ou seja, o nome pessoal do Espirito Santo é yahweh.


14  Chegando ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que as cordas que tinha nos braços se tornaram como fios de linho queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos
Jz 16:20  E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele.
Is 6:8  Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
9 ¶ Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.

At 29:25  E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse:
26  Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis.

Ex 17:7  E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós ou não?
7 ¶ Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,
8  não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,
9  onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.


2 Rs 17:14  Porém não deram ouvidos; antes, se tornaram obstinados, de dura cerviz como seus pais, que não creram no SENHOR, seu Deus.
51 ¶ Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.

B)- Relacionamento com as outras Pessoas da Trindade:
Fórmula batismal (Mt 28:19); bênção apostólica (II Co 13:13); distribuição dos dons (I Co 12); criação (Gn 1:1,26); confusão das línguas (Gn 11:7); saudação de Apocalipse (Ap 1:4,5).
C)- Atributos Divinos:
 Onisciência (I Co 2;10,11; Rm 8:26,27); 
1 Co 2:10  Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
11  Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus
Onipresença (SL139:7;I Co 3:16; Jo 14:17); 
Onipotência (Lc 1:35; At 1:8; Rm 15:13,19); 
Eterno (Hb 9:14); 
Criador (Jó 33:4*; Gn 1:1,26; Sl 104:30); 
Santo (Is 63:10; Sl 51:11; Rm 15:16); 
Bom (Sl 143;10; Ne 9;20); 
A verdade  (Jo 14:17; 15:26); 
Dá vida eterna (Gl 6:8); 
Guia (Sl 143:10; Is 63;14; Rm 8:14; Gl 5:18); 
Santificador (Rm 15:16; I Pe 1:2); 
Autor do novo nascimento (Jo 3:5,6; Tt 3:5); 
Distribuidor dos dons (I Co 12:7-11); 
Salvador (Tt 3:4,5; Jo 3:8) e 
Mestre (Jo 14:26).* A palavra espírito ou Espírito no hebraico é ruach e pode significar também vento, sopro, compare Jó 33:4 com Salmo 33:6 e João 20:22. O grego antigo não tinha letras maiúsculas, portanto a tradução Espírito ou espírito depende do contexto, se for referente ao Espírito Santo traduz-se com iniciais maiúsculas. Devido a isto há pequenas variações nas diversas versões.