Pesquisar este blog

Lei sobre direito autoral (9610/98)
Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

domingo, 24 de março de 2013

Os da grande multidão tem o Espírito?



Perguntas dos Leitores -( sentinela 1996  15-06 p.31)
Podemos dizer que os servos de Deus, hoje, que têm esperança terrestre, recebem o espírito de Deus na mesma medida que os cristãos ungidos?
Essa pergunta não é nova. O mesmo assunto foi tratado em “Perguntas dos Leitores” de A Sentinela de 1.° de fevereiro de 1961. Muitos tornaram-se Testemunhas de Jeová desde então, de modo que podemos considerar novamente a pergunta e analisar o que disse aquela edição.
Em essência, a resposta é afirmativa, isto é, irmãos e irmãs fiéis da classe das outras ovelhas podem receber espírito santo de Deus na mesma medida que os ungidos. — João 10:16.
É claro que isso não significa que o espírito opera do mesmo modo em todos os indivíduos. Pense nos fiéis servos de Deus dos tempos pré-cristãos, que com toda certeza recebiam o espírito de Deus. Com o poder recebido do espírito, alguns deles mataram animais ferozes, curaram doentes e até ressuscitaram mortos. E precisaram do espírito para escrever livros inspirados da Bíblia. (Juízes 13:24, 25; 14:5, 6; 1 Reis 17:17-24; 2 Reis 4:17-37; 5:1-14) A Sentinela disse: “Embora não fossem da classe dos ungidos, estavam cheios de espírito santo.”
Sob um outro ponto de vista, veja o caso dos homens e das mulheres no primeiro século que foram ungidos com espírito santo, tornando-se filhos espirituais de Deus, com esperança celestial. Todos foram ungidos, mas isso não significa que depois o espírito operava do mesmo modo em todos eles. Isso fica claro em 1 Coríntios, capítulo 12. O apóstolo Paulo falava sobre os dons do espírito. Nos versículos 8, 9 e 11 lemos: “A um, por intermédio do espírito, é dada a palavra de sabedoria, a outro, a palavra de conhecimento, segundo o mesmo espírito, a outro, a fé, pelo mesmo espírito, a outro, dons de curar, por aquele um espírito, mas, todas estas operações são realizadas pelo mesmíssimo espírito, fazendo distribuição a cada um respectivamente, assim como quer.”
É significativo notar que nem todos os ungidos naquela época tinham dons milagrosos do espírito. Em 1 Coríntios, capítulo 14, Paulo disse que nas reuniões congregacionais alguém podia ter o dom de línguas, mas talvez ninguém tivesse o dom da tradução. No entanto, todos eles já haviam sido ungidos com o espírito. Seria sensato dizer que o irmão que possuísse o dom de línguas tinha mais espírito do que os demais? Não. Estes ungidos não estavam em desvantagem, como se fossem incapazes de entender a Bíblia ou de enfrentar provações tão bem como aquele. O espírito operava de modo especial no irmão que falava em línguas. Ainda assim, ele e os demais precisavam permanecer achegados a Jeová e continuar a ‘ficar cheios de espírito’, como Paulo escreveu. — Efésios 5:18.
O restante ungido hoje com certeza recebe o espírito de Deus. Num certo momento, o espírito operou neles de modo especial — na ocasião em que foram ungidos e adotados como filhos espirituais. Depois disso, eles continuam a ‘ficar cheios de espírito’ e recebem sua ajuda quando procuram entender a Bíblia com mais clareza, quando tomam a liderança na obra de pregação ou quando enfrentam provas, quer pessoais, quer organizacionais.
Os membros das “outras ovelhas”, embora não tenham passado pela experiência de ser ungidos, recebem o espírito em outros sentidos. A Sentinela de 1.° de fevereiro de 1961 disse:
“Os das ‘outras ovelhas’ realizam hoje a mesma obra de pregação que os do restante, sob as mesmas condições provadoras, e manifestam a mesma fidelidade e integridade. Alimentam-se da mesma mesa espiritual, participam do mesmo alimento e absorvem as mesmas verdades. Sendo da classe terrestre, com esperança terrestre e vivo interesse nas coisas terrestres, talvez se interessem mais nos textos que se referem às condições terrestres no novo mundo; ao passo que os do restante ungido, com esperança celestial e forte interesse pessoal nas coisas do espírito, estudem com mais diligência estas coisas na Palavra de Deus. . . . No entanto, permanece o fato de que as mesmas verdades e o mesmo entendimento se acha disponível a ambas estas classes, e é apenas a maneira de se dedicarem ao estudo que determina seu grau de compreensão de coisas celestiais ou terrestres. O espírito do Senhor está disponível em partes iguais a ambas as classes, e se lhes oferece igualmente o conhecimento e o entendimento, com oportunidades iguais para absorvê-los.”



Livro Raciocínios a base das Escrituras DIZ:

"É possível uma pessoa ter o espírito de Deus e ainda assim não ter ‘nascido de novo’?
Com respeito a João, o batizador, o anjo de Jeová disse: “Será cheio de espírito santo desde a madre de sua mãe.” (Luc. 1:15) E mais tarde Jesus disse: “Entre os nascidos de mulheres não se levantou ninguém maior do que João Batista; mas aquele que é menor no reino dos céus é maior do que ele [Por quê? Porque João não estará nos céus e por isso não havia necessidade de ele ‘nascer de novo’]. Mas, desde os dias de João Batista até agora [quando Jesus declarou isto], o reino dos céus é o alvo para o qual os homens avançam impetuosamente.” — Mat. 11:11, 12.
O espírito de Jeová tornou-se “ativo” em Davi e “falou” por intermédio dele (1 Sam. 16:13; 2 Sam. 23:2), mas em parte alguma diz a Bíblia que ele ‘nasceu de novo’. Não era preciso ele ‘nascer de novo’, porque, conforme diz Atos 2:34: “Davi não ascendeu aos céus.”

João 3:5: “A menos que alguém nasça de água e espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (Uma pessoa ‘nasce do espírito’ na ocasião de seu batismo com esse espírito. Lucas 12:32 mostra que apenas um “pequeno rebanho” tem esse privilégio. Veja também Revelação 14:1-3.)



O espírito dá testemunho (A sentinela 2002, 1 de Fevereiro, p. 21)
5 Na noite de 14 de nisã de 33 EC, Jesus deu a entender aos seus discípulos que mais tarde ele os receberia no céu para morarem com ele e seu Pai. Disse-lhes: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não, eu vos teria dito, porque vou embora para vos preparar um lugar. Também, se eu for embora e vos preparar um lugar, virei novamente e vos acolherei a mim, para que, onde eu estiver, vós também estejais.” (João 13:36; 14:2, 3) Governariam com ele no seu Reino. (Lucas 22:28-30) Para terem esta esperança celestial, ‘nasceriam do espírito’ como filhos espirituais de Deus e seriam ungidos para servir quais reis e sacerdotes com Cristo no céu. — João 3:5-8; 2 Coríntios 1:21, 22; Tito 3:5-7; 1 Pedro 1:3, 4; Revelação (Apocalipse) 20:6.
6 Esta “chamada celestial” começou no Pentecostes de 33 EC e parece ter terminado principalmente em meados da década de 30. (Hebreus 3:1) O número dos selados pelo espírito santo para serem parte do Israel espiritual é de 144.000, “comprados dentre a humanidade”. (Revelação 7:4; 14:1-4) Esses foram batizados para fazerem parte do corpo espiritual de Cristo, da sua congregação e da sua morte. (Romanos 6:3; 1 Coríntios 12:12, 13, 27; Efésios 1:22, 23) Depois do seu batismo em água e da sua unção com espírito santo, eles seguiram um rumo sacrificial, uma vida de integridade até a sua morte. — Romanos 6:4, 5.
7 Sendo israelitas espirituais, esses cristãos ungidos estavam num novo pacto feito entre Jeová e “o Israel de Deus”. (Gálatas 6:16; Jeremias 31:31-34) O novo pacto foi validado pelo sangue derramado de Cristo. Jesus mencionou isso ao instituir a Comemoração da sua morte. Lucas registrou: “Tomou . . . um pão, deu graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: ‘Isto significa meu corpo que há de ser dado em vosso benefício. Persisti em fazer isso em memória de mim.’ Do mesmo modo também o copo, depois de terem tomado a refeição noturna, dizendo: ‘Este copo significa o novo pacto em virtude do meu sangue, que há de ser derramado em vosso benefício.’” (Lucas 22:19, 20) Os do restante, ou os membros remanescentes dos 144.000 ainda na Terra, é que têm o direito de tomar os emblemas do pão e do vinho na Comemoração da morte de Cristo.
8 Como os ungidos sabem que receberam a chamada celestial? Receberam do espírito santo um testemunho inconfundível. O apóstolo Paulo escreveu a tais: “Todos os que são conduzidos pelo espírito de Deus, estes são filhos de Deus. . . . O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Então, se somos filhos, somos também herdeiros: deveras, herdeiros de Deus, mas co-herdeiros de Cristo, desde que soframos juntamente, para que também sejamos glorificados juntamente.” (Romanos 8:14-17) Este testemunho do espírito é tão poderoso, que aqueles que tiverem a mínima dúvida quanto a se receberam a chamada celestial podem concluir razoavelmente que não a receberam, e por isso não devem tomar os emblemas na Comemoração.
O espírito e as outras ovelhas
9 Em vista do número limitado de cristãos chamados para constituir o Israel espiritual, Jesus chamou-os de “pequeno rebanho”. Eles são admitidos no “aprisco” do novo pacto, em contraste com os inúmeros das “outras ovelhas”, sobre os quais Jesus disse que também teria de reunir. (Lucas 12:32; João 10:16) Os que são das “outras ovelhas”, no tempo do fim, constituem a “grande multidão” destinada a sobreviver à “grande tribulação”, com a perspectiva de viver para sempre numa terra paradísica. É interessante que a visão que João recebeu no fim do primeiro século EC faz uma distinção entre os desta grande multidão e os 144.000 membros do Israel espiritual. (Revelação 7:4, 9, 14) Será que os das outras ovelhas também recebem o espírito santo e, em caso afirmativo, como afeta isso a sua vida?
10 O espírito santo deveras desempenha um papel importante na vida dos das outras ovelhas. Eles simbolizam a sua dedicação a Jeová por serem batizados “em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo”. (Mateus 28:19) Reconhecem a soberania de Jeová, sujeitam-se a Cristo como seu Rei e Redentor, e submetem-se à ação do espírito ou força ativa de Deus, na sua vida. Dia após dia, dão lugar na sua vida aos “frutos do espírito”, a saber, “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio”. — Gálatas 5:22, 23.
11 Os das outras ovelhas também devem deixar que a Palavra de Deus e o espírito santo dele os purifiquem ou santifiquem. Os ungidos já estão santificados de modo bem especial, tendo sido declarados justos e santos como noiva de Cristo. (João 17:17; 1 Coríntios 6:11; Efésios 5:23-27) O profeta Daniel os chama de “os santos do Supremo”, que recebem o Reino sob o “filho de homem”, Cristo Jesus. (Daniel 7:13, 14, 18, 27) Jeová declarou anteriormente à nação de Israel, por meio de Moisés e de Arão: “Eu sou Jeová, vosso Deus; e tendes de santificar-vos e tendes de mostrar ser santos, porque eu sou santo.” — Levítico 11:44.
12 A palavra “santificação” significa basicamente “ato ou processo de tornar santo, de separar ou pôr à parte para o serviço ou uso de Jeová Deus; estado de ser santo, santificado ou purificado”. Já em 1938, A Sentinela em inglês (em A Torre de Vigia em 1939) declarou que os jonadabes, ou as outras ovelhas, “devem aprender que a consagração [dedicação] e a santificação são exigidas de cada um dos que hão de formar parte da grande multidão e viver na terra”. Na visão sobre os da grande multidão, registrada no livro de Revelação, diz-se que eles “lavaram as suas vestes compridas e as embranqueceram no sangue do Cordeiro” e prestam a Jeová “serviço sagrado, dia e noite, no seu templo”. (Revelação 7:9, 14, 15) Com a ajuda do espírito santo, os das outras ovelhas fazem o máximo para estar à altura dos requisitos de santidade de Jeová. — 2 Coríntios 7:1.
Fazem o bem aos irmãos de Cristo
13 Jesus destacou o vínculo existente entre os das outras ovelhas e os do pequeno rebanho na sua parábola das ovelhas e dos cabritos, incluída na profecia sobre a “terminação do sistema de coisas”. Nesta parábola, Cristo mostrou de modo claro que a salvação dos das outras ovelhas está intimamente relacionada com a sua conduta para com os ungidos, aos quais ele chamou de “meus irmãos”. Ele declarou: “O rei dirá então aos à sua direita: ‘Vinde, vós os que tendes sido abençoados por meu Pai, herdai o reino preparado para vós desde a fundação do mundo. . . . Deveras, eu vos digo: Ao ponto que o fizestes a um dos mínimos destes meus irmãos, a mim o fizestes.’” — Mateus 24:3; 25:31-34, 40.
14 A expressão “ao ponto que o fizestes” refere-se a atos de apoio leal dado aos irmãos de Cristo, gerados pelo espírito, aos quais o mundo de Satanás tem tratado como estranhos, até mesmo lançando alguns deles na prisão. Eles têm tido necessidade de alimentos, de roupa adequada e de cuidados médicos. (Mateus 25:35, 36, nota) Neste tempo do fim, desde 1914, muitos dos ungidos se viram em tais situações. A história atual das Testemunhas de Jeová atesta que eles têm sido apoiados pelos seus companheiros leais, os das outras ovelhas, movidos pelo espírito.
15 Os irmãos ungidos de Cristo na Terra, neste tempo do fim, têm recebido o apoio ativo dos das outras ovelhas especialmente no cumprimento da comissão dada por Deus, de ‘estas boas novas serem pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações’. (Mateus 24:14; João 14:12) Embora no decorrer dos anos tenha diminuído o número dos ungidos na Terra, o dos que são das outras ovelhas tem aumentado literalmente a milhões. Milhares destes têm servido como evangelizadores por tempo integral — pioneiros e missionários — divulgando as boas novas do Reino “até à parte mais distante da terra”. (Atos 1:8) Outros participam na obra de dar testemunho tanto quanto podem e apóiam alegremente esta importante obra de modo financeiro.
16 Os irmãos ungidos de Cristo apreciam muito este apoio leal dos companheiros das outras ovelhas. Seus sentimentos são bem expressos no livro Segurança Mundial sob o “Príncipe da Paz”, fornecido pela classe do escravo em 1986. Ele diz: “Desde a Segunda Guerra Mundial, o cumprimento da profecia de Jesus a respeito da ‘terminação do sistema de coisas’ se deve na maior parte ao papel desempenhado pelos da ‘grande multidão’ das ‘outras ovelhas’. . . . Cabem assim profusos agradecimentos à ‘grande multidão’ internacional, multilíngüe, pelo papel sobrepujante que tem desempenhado no cumprimento da profecia [de Jesus] em Mateus 24:14!”
‘Não aperfeiçoados à parte de nós’
17 Falando como um dos ungidos e referindo-se a homens e mulheres fiéis que viveram antes de Cristo, o apóstolo Paulo escreveu: “Contudo, embora todos estes recebessem testemunho por intermédio de sua fé, não obtiveram o cumprimento da promessa, visto que Deus previu algo melhor para nós, [os ungidos,] a fim de que eles não fossem aperfeiçoados à parte de nós.” (Hebreus 11:35, 39, 40) Durante o Milênio, Cristo e seus 144.000 irmãos ungidos, no céu, agirão como reis e sacerdotes, e aplicarão os benefícios do sacrifício resgatador de Cristo na Terra. Os das outras ovelhas serão assim “aperfeiçoados” no corpo e na mente. — Revelação 22:1, 2.
18 Tudo isso deve incutir na mente dos das outras ovelhas o motivo de as Escrituras Gregas Cristãs darem tanta atenção a Cristo e aos seus irmãos ungidos, e ao seu papel central na realização dos propósitos de Jeová. Por isso, os das outras ovelhas acham ser um privilégio apoiar de todo modo possível a ungida classe do escravo, ao esperarem “a revelação dos filhos de Deus” no Armagedom e durante o Milênio. Aguardam ser ‘libertados da escravização à corrupção e ter a liberdade gloriosa dos filhos de Deus’. — Romanos 8:19-21.
Unidos em espírito na Comemoração
19 Na sua oração final na noite de 14 de nisã de 33 EC, Jesus disse: “Faço solicitação, . . . a fim de que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em união comigo e eu estou em união contigo, para que eles também estejam em união conosco, a fim de que o mundo acredite que me enviaste.” (João 17:20, 21) Por amor, Deus enviou seu Filho para dar a sua vida pela salvação dos ungidos e do mundo da humanidade obediente. (1 João 2:2) “O espírito da verdade” tem unido os irmãos de Cristo e seus companheiros. Na noitinha de 28 de março, após o pôr-do-sol, ambas as classes se reunirão para comemorar a morte de Cristo e recordar tudo o que Jeová tem feito para eles por meio do sacrifício do seu querido Filho, Cristo Jesus. Que a presença deles nesta ocasião importante fortaleça a sua união e renove a sua determinação de continuarem a fazer a vontade de Deus, evidenciando assim que se regozijam de estar entre os que Jeová ama.


Respostas:

1-As “outras ovelhas” de  Jo 10:16 não se referem a multidão paradisíaca que vai morar na Terra, em oposição aos 144.000 que morarão no Céu. Refere-se aos Gentios ( Ef 2:11-13, 19; Jo 11:52; Ef 3:6 ), veja que estas passagens se referem a um só corpo, um só rebanho!!
 Jo 10:1616  Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.

Ef 2:11 ¶ Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,
12  naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
13  Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
14 ¶ Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos {ambos: judeus e gentios} fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,
Jo 11:51  Ora, ele não disse isto de si mesmo; mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação
52  e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos.

Ef 3:6  a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;

2- O pequeno rebanho se refere naquele texto ao rebanho até aí existente, Israelitas convertidos
Lucas 12:32  Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.



3- Depois de Jesus enviar o Espírito Santo em pentecostes a pessoa só recebe o Espírito se nascer de novo:

a-Todos os casos acima citados pelo livro Raciocíniios, são de casos ANTES DA DESCIDA O ESPÍRITO SANTO NO DIA DE PENTECOSTES!!!
O CORPO governante não consegue um verso se quer da NOVA ALIANÇA!!!
TODOS ESTES VERSOS SÃO ANTERIORES A PROMESSA DE JESUS!! ACORDA! 
ALGÚEM NASCEU CHEIO DO ESP. SANTO DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO? 
É UM SOFISMA!!
- ENTÃO RESPONDENDO A PERGUNTA DO LIVRO RACIOCÍNIOS:
É possível uma pessoa ter o espírito de Deus e ainda assim não ter ‘nascido de novo’?
nA ANTIGA ALIANÇA SIM, NA NOVA NÃO!!!!

4-o BATISMO COM O ESPIRITO SANTO É PARA TODOS QUANTO DEUS CHAMAR a salvação E NÃO SOMENTE PARA OS 144000!!
At 2:38 (RC) E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.39 (RC) Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longetantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.


5- DEFINIÇÃO DE NOVO NASCIMENTO
Nascer de novo ou nascer de cima [do grego anothen] se refere a uma mudança instantânea no nosso espírito através do Espírito Santo por meio da palavra de Deus Ez 36:26-27; Tt 3:5; 1 Pe 1:22-23; Jo 15:3, pois a água é símbolo do Espírito e da Palavra. 

TITO 3:5 (RC) não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos SALVOU pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
1 PEDRO 1:23 (RC) sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.
jo15:3 3 (RC) Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.
assim a água neste contexto não se refere ao batismo!!

 nascer de novo ´essencial a salvação
a- É A MANEIRA PELA QUAL SOMOS SALVOS: tito 3:5 (RC) não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
b- O ESPIRITO DADO AO REGENERADO é O SELO DA SALVAÇÃO Efesios 1:13 
13 (RC): em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
c-o Espírito dado ao que NASCE DE NOVO É O PENHOR DA SALVÃÇÃO:
14 (RC) o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.4- é a garantia que somos filhos de Deus romanos 8:
9 (RC) Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
16 (RC) O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deu
5-garantia que somos herdeiros de Deus
17 (RC) ¶E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

6- O ESPIRITO SANTO VEM INDEPENDENTE DO BATISMO NAS ÁGUAS.
a-ATOS 10-47-48 CORNÉLIO NÃO SO RECEBEU O ESPIRITO COM TAMBÉM DONS ESPiRITUAIS ANTES MESMO DE SER BATIZADO NAS ÁGUAS.
47 (RC) Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?
b- o requisito para receber o ESPÍRITO SANTO É ARREPENDIMENTO/FÉ
EFÉSIOS (RC) em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
c- o batismo nas águas É APENAS UM SÍMBOLO não comunica virtude alguma!! simplesmente realta o que aconteceu no novo nascimento.
1 Pe 3:21a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;

7- nascer de novo é uma decisão pessoal
jo 7:38-39 é para quem crer!!!!! jesus não disse que era para os 144000

38 (RC) Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
39 (RC) E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
OU SEJA QUEM CRER RECEBE O ESPÍRITO.
será que a grande multidão não crê??

a palavra necessario significa:
Segundo o lexico de strong:
163 dei 
terceira pessoa do singular presente ativo de 1210; TDNT-2:21,140; v
1) é necessário, há necessidade de, convém, é correto e próprio
1a) necessidade encontrada na natureza do caso
1b) necessidade provocada pelas circunstâncias ou pela conduta de outros em relação a nós
1c) necessidade com referência ao que é requerido para atingir algum fim
1d) uma necessidade de lei e mandamento, de dever, justiça
1e) necessidade estabelecida pelo conselho e decreto de Deus, especialmente por aquele propósito seu que se relaciona com a salvação dos homens pela intervenção de Cristo e que é revelado nas profecias do Antigo Testamento
1e1) relativo ao que Cristo teve que finalmente sofrer, seus sofrimentos, morte, ressurreição, ascensão

Sinônimos ver verbete 5829 & 5940 

EM RESUMO:
a- NÃO É NECESSARIO QUE A FRASE ESTEJA NO IMPERATIVO , SOMENTE A PALAVRA "dei" necessario já diz tudo!!!!

b- o verso 3 diz também:
3 (RC) Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
ou seja ou nasce de novo ou não ve o reino de Deus!!

ver (STRONG)
1492 eidw eido ou oida oidapalavra raíz; TDNT-5:116, 673; v
1) ver
1a) perceber com os olhos
1b) perceber por algum dos sentidos
1c) perceber, notar, discernir, descobrir
1d) ver
1d1) i.e. voltar os olhos, a mente, a atenção a algo
1d2) prestar atenção, observar
1d3) tratar algo 1d31) i.e. determinar o que deve ser feito a respeito de
1d4) inspecionar, examinar
1d5) olhar para, ver
1e) experimentar algum estado ou condição
1f) ver i.e. ter uma intrevista com, visitar
2) conhecer
2a) saber a respeito de tudo
2b) saber, i.e. adquirir conhecimento de, entender, perceber
2b1) a respeito de qualquer fato
2b2) a força e significado de algo que tem sentido definido
2b3) saber como, ter a habilidade de
2c) ter consideração por alguém, estimar, prestar atênção a (#1Ts 5.12)


a-OU SEJA QUEM NÃO NASCE DE NOVO NÃO PODE : EXPERIMENTAR, COINHECER, VER, DESCOBRIR, SABER ETC. O REINO DE DEUS! OU SEJA NÃO PODE FAZER PARTE DESE REINO EM NENHUM SENTIDO!!!

b- NÃO TEM NADA A VER COM SER PARTE DOS 144000.

A GRANDE MULTIDÃO FICARÁ DE FORA do reino de Deus?
jo 3:5 (RC) Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode ENTRAR no Reino de Deus.

não entrar no reino é sofrer na geena!!   1 cO 6:9; 10; 15:24; 15:50; GL 5:21; EF 5:5; Mc 9:47


Mc 9:47  E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado na geena (inferno),


1 Co 6:9 ¶ Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,
10  nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

Gl 5:19  Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,
20  idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,
21  invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam

Ef5:5  Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

8- Onde está escrito na bíblia que na decada de 30 Deus parou de chamar pessoas para o céu?

9-Onde está na bíblia a idéia que: "Sendo da classe terrestre, com esperança terrestre e vivo interesse nas coisas terrestres, talvez se interessem mais nos textos que se referem às condições terrestres no novo mundo"

10-O Céu é para todos

A) A Bíblia sempre nos ensinou sobre a esperança celestial (Abel, Enoque, Abraão, Isaque, Jacó)  em Hb 11:13-16; a cidade preparada refere-se a Nova Jerusalém Celestial (Ap 21 e 22; Hb 12:22).(quanto a Enoque veja abaixo:)
13  Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
14  Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.
15  E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.
16  Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.
Hb 12:22  Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia




B) O  Sl 15 e 24 referem-se ao “Monte do Senhor”, “Santo Lugar”, isto é, o Céu (Ez 28:14,16; Ap 14:1; Hb 12:22 ).

c) A “Grande Multidão” de  Ap 7:9-15 está “diante do Trono” no Céu  Ap 19:1. Veja as expressões em relação ao trono de Deus no céu (Ap 4:3-5; 7:9,11,15,17; 8:2, 4 ) assim como os 144.000 em  Ap 14:1,3. Portanto não significa que “todas as coisas estão diante do trono de Deus”, como argumentam as Testemunhas de Jeová.

d) A esperança celestial é para todos os salvos (2 Co 5:1; Jo 14:2-3;  Jo 17:20,24; Fl 3:20; ITs 4:16-17; Ap 6:9-11; At 7:59 ).

e) Esses céus e essa terra passarão ( Sl 102:25-27; Hb 1:10-12; Is 34:4; Is 51:6; Mc 13:31; II Pe 3: 10-12 ) e haverá novos céus e nova terra ( Ap 21; Is 65:17; Is 66:22; II Pe 3:13 ) e será tudo novo ( Ap 21:5 ).

f) A Nova Jerusalém Celestial ( HB 11:13-16; Hb 12:22) na qual está o trono de Deus ( Ap 22:3 ) é a eterna morada dos salvos ( Hb 11:16; Ap 21:22-27; Ap 22:1,3-5 )

g) Em  Sl 37:9,11,29 e em  Mt 5:5 encontramos referência a Nova Terra sobre a qual descerá a Nova Jerusalém Celestial ( Ap 21:1-2 )
Portanto na restauração final, o céu[como habitação de Deus] e a Terra serão o mesmo local; pois o Deus trino estará conosco sobre a Terra.(Ef 1:9-10; Ap21:3; Ap22:3-5. 

O Justo herdará todas as coisas ( Ap 21:7; I Co 2:9-10; Hb 1:2 ) e não somente a Nova Terra. Interessante é que Pv 2:21; Sl 37:29; Mt 5:5 diz que todos os justos, integros , mansos herdarão a Terra, mas não são porventura os 144.000 também justos? pergunte às TJ.

h) As Testemunhas de Jeová afirmam que os 144.000 não podem ser o judeus naturais, pois a listagem de  Ap 7:4-8 não é a costumeira “listagem tribal”. Não existe a costumeira listagem ( Gn 49:1-28; Ex 1:2-4, Dt 27:12-13; Nm 2:1-34; Nm 13:4-15 ). Dizem ainda que Levi não é tribo , parece que nunca leram estes textos( Gn 49:5,28; Dt 27:12, Nm 1:49;Nm 3:6; Nm 18:2 ), interpretam os números como sendo literais, mas não as tribos. 
Dt 27:12  Quando houveres passado o Jordão, estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem o povo, estes: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim.
13  E estes, para amaldiçoar, estarão sobre o monte Ebal: Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali.
Nm 3:6  Faze chegar a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam
Nm13:4  São estes os seus nomes: da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur;
5  da tribo de Simeão, Safate, filho de Hori;
6  da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné;
7  da tribo de Issacar, Jigeal, filho de José;
8  da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num;
9  da tribo de Benjamim, Palti, filho de Rafu;
10  da tribo de Zebulom, Gadiel, filho de Sodi;
11  da tribo de José, pela tribo de Manassés, Gadi, filho de Susi;
12  da tribo de Dã, Amiel, filho de Gemali;
13  da tribo de Aser, Setur, filho de Micael;
14  da tribo de Naftali, Nabi, filho de Vofsi;
15  da tribo de Gade, Geuel, filho de Maqui.



i)Baseado em Lc 12:32 dizem que os que vão morar no céu é o pequeno rebanho de 144.000; porém Jesus disse isso porque o número de seus verdadeiros seguidores era pequeno naquela época Jo 6:26, 60-65.
Alguns estudiosos afirmam que os 144.00 são judeus naturais descendentes das 12 tribos citadas que se converterão na grande tribulação, pois a Igreja nunca é citada como tendo 12 tribos, somente os judeus ( Lc 22:30; At 26:7; Tg 1:1; Lc 2:36 ). Essa interpretação admite a interpretação literal dos 144.000 descendentes dos judeus, ou seja 12.000 de cada tribo para uma missão mundial de evangelismo ( Is 66:19 ). Outros admitem ser os 144.000 primícias de um grande avivamento final ( Ap 7:9 ), o verdadeiro Israel de Deus (Rm 9:6-8 ), apesar da Igreja não ser chamada de filha de Israel e não ser dividida em tribos; esta última interpretação encara os 144.000 como um n° simbólico.

j) Enoque e Elias não morreram, Deus os tomou para si (Hb 11:5; Gn 5:24), foram para o céu transformados I Co 15 . A carta escrita por Elias foi escrita antes do seu arrebatamento para Deus (II Rs 2:11; II Cr 2:1:12 ). Estes foram os dois únicos homens a irem para o Céu antes da morte de Cristo.A tradição judaica confirrma estes fatos
Hb 11:5  Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.
2 Rs 2:11  Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho

k) Em Jo 3:13 não nos permite considerar que Elias e Enoque não foram para o 3° Céu em  IICo 12:2,4;  são as palavras de Cristo a Nicodemos para dizer que ninguém havia subido ao céu para conhecer as coisas celestiais para delas falar (Jo 3: 11,12), somente Ele veio do céu ( Jo 3:31; Jo 1:14 ), isto é, ninguém é maior autoridade do que Ele no que diz respeito às coisas celestiais, assim Nicodemos poderia acreditar em Cristo. Desta forma percebemos que trata-se de uma declaração de Cristo para convencer a Nicodemos a crer Nele (Jo 3:4 ).







Nenhum comentário:

Postar um comentário